A central multimídia pode ser considerada um dos equipamentos que mais transformaram os carros nos últimos anos. Afinal, dispor de Rádio, MP3, GPS, DVD e muitas outras funções em apenas uma tela sensível ao toque é uma tremenda facilidade e um grande conforto. Por isso, o equipamento passou a ser um dos que mais agregam valor aos carros hoje em dia - e virou critério importante na hora de escolher um carro novo, mesmo que seja usado.
No mercado dos zero-quilômetro, a multimídia está em praticamente todos os modelos, dos mais básicos aos mais completos. O Renault Kwid, na versão Intense, por exemplo, é vendido por R$ 69.990 e tem o equipamento Media Evolution com tela de 8 polegadas.
O compacto da Renault é, atualmente, o modelo mais barato no mercado com o equipamento. Mas e se você não tem caixa para investir num zero? Quanto precisaria investir para ter um modelo com central multimídia de fábrica? Pelas nossas contas, você precisaria de, no mínimo, R$ 35 mil.
Para ajudar o caro leitor, fizemos uma lista com três modelos que podem ser encontrados, inclusive no nosso estoque, com preços até esse valor e que têm o equipamento de fábrica.
O primeiro dessa lista é o Renault Sandero. O hatch da marca francesa ganhou central multimídia na linha 2014. Era a primeira geração do Media Nav, e tinha tela touch de 7 polegadas com funções interessantes como navegação GPS e uma aplicação com indicador de economia de combustível.
Segundo a tabela Fipe, a versão Tech Run da linha 2014, que tem o item de série, é vendida, em média, pelo preço de R$ 34.445. Nessa configuração, o hatch usa o modesto motor quatro cilindros 1.0 aspirado, que rende 77 cv e 10,1 kgf.m de torque, e está associado a um câmbio manual de cinco marchas.
O Peugeot 208 chegou ao mercado brasileiro em 2013. Nesse primeiro ano, o modelo já vinha com a multimídia na lista de equipamentos das versões mais caras. O sistema tinha tela de 7 polegadas integrada ao painel — e no estilo "flutuante" dos carros atuais, que facilita a visualização e combinava a tela com botões físicos.
Na sua chegada, o dispositivo estava disponível a partir da versão Active Pack, cujo valor Fipe atualmente está em R$ 35.651. Esse preço ultrapassa o limite que propusemos aqui, mas é possível encontrar modelos desse mesmo ano, ou até mais novos, por menos que isso.
Vale destacar que o Peugeot 208 já trazia nessa linha, que vai completar 10 anos ano que vem, versões com teto panorâmico e ar-condicionado digital de duas zonas. Outro trunfo, a direção elétrica era de série em todas as versões.