Van mais vendida do mundo, Ford Transit faz 60

Criada em 1965 na Europa, modelo tem história de evolução constante, quatro gerações e muita versatilidade

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Van mais vendida do mundo, Ford Transit faz 60
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford Transit comemora neste ano de 2025 seus 60 anos de história. Vale lembrar que a van nasceu na Europa e se tornou a mais vendida do mundo - são mais de 13 milhões de unidades produzidas até hoje - pelo reconhecido nível de robustez, economia e versatilidade.

Ao longo de quatro gerações, a Ford Transit trouxe seguidas inovações para o segmento. Ela começou a ser produzida em 9 de agosto de 1965, no Reino Unido, e com o crescimento da demanda passou a ser montada também em outros países, como Bélgica, Turquia, Holanda e Austrália.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A Ford Transit chegou a servir de base para a Supervan 4.2, vencedora da arrancada de Goodwood
Crédito: Divulgação
toggle button

A história de 60 anos da Ford Transit

O piso de carga plano, com mais espaço e facilidade para o carregamento, e o motor dianteiro, que proporciona uma experiência de direção semelhante à de um carro, foram desde o início diferenciais importantes da van da Ford diante das concorrentes.

Com várias opções para carga e passageiros, a van ficou conhecida por atender desde pequenos empreendedores até grandes frotas - e teve papel importante no crescimento econômico europeu.

Quatro gerações

A primeira geração, equipada com motores V4 ou V6 a gasolina - ou a diesel de quatro cilindros em linha -, foi a que permaneceu mais tempo no mercado sem grandes alterações, até a primeira grande remodelação, em 1977.

A segunda geração, lançada em 1986, trouxe o chamado design “one-box”, com para-brisa e capô inclinados, praticamente no mesmo ângulo, e suspensão dianteira independente.

A terceira geração, em 2000, seguia o design New Edge, também adotado em modelos como o Focus e o Ka, e tinha como principal inovação a oferta de tração dianteira ou traseira.

Com a quarta geração, lançada em 2013, a Transit virou um produto global. Ela estreou na América do Norte em 2014, substituindo a linha E-Series, e logo assumiu a liderança do segmento, que mantém até hoje. Na Europa, também é a van mais vendida da última década.

E na América do Sul?

Hoje a linha Transit é formada pelas versões minibus, furgão, chassi, vidrada e a elétrica e-Transit na América do Sul, totalizando 22 modelos e mais de 60 configurações, que podem ser implementadas por empresas parceiras modificadoras e certificadas pela Ford.

A Transit 2026, recém-lançada no Brasil, tem a melhor classificação de segurança da categoria e vem ainda mais equipada - em relação ao que a marca apresentou no lançamento da atual geração, em 2022.

Entre os novos equipamentos, toda a linha traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.

A Ford também vem com nova arquitetura elétrica com atualizações "over-the-air", conectividade embarcada e o menor custo de operação, com garantia de 24 meses sem limite de quilometragem nos modelos a diesel e três anos ou 100 mil quilômetros no caso da elétrica e-Transit.

O cliente também tem assistência de pós-venda fornecida por toda a rede de concessionárias da marca no Brasil, com atendimento prioritário pela estrutura de veículos comerciais Ford Pro.

Ford e-Transit é a versão elétrica da van, que apesar de ser a mais vendida do mundo, não é líder no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button
Tags:fordVan
Comentários
Wid badge