No acumulado do ano, franca recuperação em relação a 2021: Já são 862.851 unidades emplacadas, 17,7% a mais que as 732.580 unidades do período de janeiro a agosto do ano passado.
A Honda, obviamente, continua dominando: respondeu por 75,3% das vendas em agosto. Atrás dela ficaram Yamaha, com 15,7%; Shineray, com 1,8%; BMW, com 1%, e Kawasaki, com 0,8% - todas as outras marcas presentes no país, somadas, entraram com 5%.
No acumulado do ano, porém, uma mudança bem curiosa. Honda, Yamaha e Shineray ocuparam as três primeiras posições com percentuais semelhantes, mas em quarto apareceu a TVS, marca indiana que nem comercializa suas motos no país para consumidores finais.
A marca não tem lojas e vende apenas um modelo, a Sport 110, para frotistas como a Mottu, que aluga motos para entregadores de delivery de São Paulo. Em agosto, foram 1.317 unidades entregues, conforme apurou o site www.motoo.com.br.
A TVS Sport 110 é montada em Manaus pela Dafra, que também faz por lá a Apache RTR 200 - modelo originalmente fabricado pela TVS na Índia e que aqui é comercializado pela própria Dafra. Sendo assim, suas vendas entram na contagem da marca brasileira - e pouco mais de 700 unidades foram vendidas este ano.
No ranking de vendas de agosto, em unidades por marca, a Honda aparece em primeiro com 89.352 emplacamentos, seguida por Yamaha, com 18.711; Shineray, com 2.143, TVS, com as tais 1.317; BMW, com 1.281; Royal Enfield, com 1.947; Kawasaki, com 953, Haojue, com 934, Avelloz (que também só vende um modelo), com 676; e Triumph, com 439 unidades.
Na divisão por segmento no acumulado do ano, as city/street respnderam por 40,7% das vendas, seguidas por scooters/cubs, com 35,2%; trail/fun, com 19,3%; maxtrail, com 1,9%; naked/roadster, com 1,7%; custom, com 0,7%; sport, com 0,4%; e touring, com 0,08%.
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