Veja as novas picapes que prometem agitar o Brasil

Entre novas versões, modelos inéditos e reestilização, segmento terá um 'boom' nos próximos meses; confira as novidades

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Redação WM1
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O mercado automotivo brasileiro terá uma enxurrada de SUVs em breve. Porém, outro segmento que será agitado é o de picapes – especialmente as médias. Até o final do ano, três modelos (entre facelift, ampliação da oferta de configurações e produtos inéditos) vão rodar pelas ruas brasileiras. Confira o que vem por aí!

TOYOTA HILUX

Líder do segmento de picapes médias em 2018, a Hilux vai mudar nos próximos meses. As mudanças no visual podem ser vistas, especialmente, na dianteira: novos para-choques, grade e os nichos dos faróis de neblina. Há também um inédito desenho de roda. Especula-se que o interior também sofrerá alterações. Há a possibilidade de uma nova central multimídia mais rápida e intuitiva aparecer com o facelift. Produzida na Argentina, a picape deve manter os motores 2.8 turbodiesel e 2.7 flex, e também as opções de transmissão automática e manual.

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RENAULT ALASKAN

Fruto de um projeto triplo entre Nissan, Renault e Mercedes, a Alaskan vai pintar no Brasil ainda esse ano. A inédita picape média será uma das atrações da marca francesa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro – com as vendas iniciando logo em seguida. As três picapes usam a mesma base e são produzidas na mesma fábrica na Argentina.  A Alaskan deve usar o motor 2.3 biturbodiesel com 160 cv ou 190 cv – igual a Frontier. Oferta de tração 4x2, 4x4, câmbio automático e manual também devem surgir. O modelo da Renault, no entanto, pode surpreender na lista de itens de série, como câmera 360°, ar-condicionado digital duas zonas, central multimídia, partida por botão, bancos dianteiros aquecidos, entre outros.

Renault Alaskan
Renault Alaskan
Crédito: Divulgação
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NISSAN FRONTIER

A Frontier já é vendida no Brasil há um tempo, é verdade. Mas agora com a troca da produção do México pela Argentina (na mesma fábrica onde sairão Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X), a picape vai ter sua oferta de versões ampliada. Atualmente ela é comercializada nas versões LE (R$ 169.700) e SE (R$ 152.390), ambas com motor 2.3 biturbodiesel de 190 cv, 45,9 kgf.m de torque, tração 4x4 e câmbio automático de sete marchas. Antes do final de 2018, as inéditas configurações XE e Attack vão surgir. A primeira deve ocupar o topo da gama com mais itens de série e detalhes diferentes na carroceria. O preço pode ultrapassar os R$ 180 mil. Já a segunda terá características mais off-road. E nada de motorização flex. Elas vão manter o conjunto diesel com transmissão automática.

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MERCEDES-BENZ CLASSE X

A marca alemã vai inaugurar o segmento de picapes médias de luxo. Em novembro, a Classe X faz sua estreia no território brasileiro. Ela deve ser a grande atração do estande da Mercedes no Salão do Automóvel. As vendas, no entanto, só começam em 2019. Uma conta oficial da picape no Instagram dá conta que serão vendidas três versões no Brasil. A X220d tem vocação para o trabalho, com rodas de ferro e para-choque de plástico, enquanto a X250d é focada em clientes que utilizam picapes em centros urbanos. As duas usam o motor de Alaskan e Frontier: 2.3 biturbodiesel, com 160 cv e 190 cv, respectivamente. Já a configuração topo de linha X350d vai trazer todo o requinte inerente a um Mercedes-Benz e, de quebra, o motor V6 3.0 turbodiesel do GLE, com 258 cv e 56,1 kgf.m de torque. Em relação à robustez da Classe X, a fabricante garante que a capacidade de carga é de 1.100 quilos, sendo que a picape pode tracionar até 3.500 quilos. A altura livre do solo pode chegar a 22 cm de altura, sendo que a inclinação máxima pode chegar a 50°.

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FORD RANGER RAPTOR

Desenvolvida na Tailândia e inspirada na F-150 Raptor, a Ranger Raptor vai aparecer no Brasil. Por lá ela é movida pelo motor 2.0 de quatro cilindros a diesel soprado por dois turbos de render 213 cv de potência e 51 kgf.m de torque, com gerenciamento da mesma transmissão automática de dez marchas da F-150. Por aqui, ela deve manter o cinco cilindros 3.2 turbodiesel. Porém, em vez dos 200 cv atuais, a potência deve subir para 220 cv. Ela vem de fábrica com amortecedores Fox nas suspensões dianteira e traseira e seletor com seis modos de rodagem, dependendo do tipo de terreno e da pegada do piloto. O preço pode bater na casa dos R$ 230 mil.

Ford Ranger Raptor 2019
Crédito: Divulgação
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