Veja o processo de fabricação do Mercedes-AMG One

Esportivo alemão com motor de carro de Fórmula 1, modelo híbrido terá produção limitada a apenas 275 unidades

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja o processo de fabricação do Mercedes-AMG One
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Mercedes iniciou neste mês de agosto a produção do AMG One, o hipercarro da marca que chega recheado de tecnologias - inclusive o motor - vindas diretamente dos carros de Fórmula 1.

Todas as unidades do AMG One serão fabricadas em Coventry (Reino Unido) pela empresa Multimatic, companhia canadense especialista em carros de baixo volume e que também foi responsável pela montagem do Ford GT.

O local de produção pode parecer aleatório e fica bem longe de Affalterbach (Alemanha), onde fica a sede da AMG. Mas está distante apenas 50 km de Brixworth (Reino Unido), que é onde a Mercedes desenvolve e fabrica os motores para a Fórmula 1. Algo que faz todo o sentido levando em consideração o desenvolvimento do One.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Mercedes-AMG-One-produção-1
Produção do AMG One começa pela instalação dos componentes do conjunto motriz híbrido
Crédito: Divulgação
toggle button

Processo de fabricação

De acordo com a Mercedes, a montagem de cada unidade do hipercarro será artesanal, sob a responsabilidade de um grupo de 50 especialistas.

O processo começa pela instalação de todos os componentes mecânicos e elétricos (incluindo a bateria motriz) na estrutura, que é seguida da colocação do interior.

Mercedes-AMG-One-produção-1
Interior do hipercarro é montado antes mesmo da instalação dos painéis externos da carroceria
Crédito: Divulgação
toggle button

Só depois disso que começa a etapa de ajuste dos painéis de fibra de carbono na carroceria. Esses componentes são pré-instalados e ajustados individualmente antes de serem retirados e levados para a pintura. Só depois desse processo é que é feita a montagem final.

Com a carroceria finalizada, o AMG One recebe as rodas e passa pelos ajustes e testes típicos de qualquer carro de produção, que envolve a rodagem em um dinamômetro. Mas o processo de fabricação não termina aí.

Mercedes-AMG-One-produção-3
Painéis de fibra de carbono são ajustados na carroceria antes de serem levados para a pintura
Crédito: Divulgação
toggle button

Depois de pronta, cada unidade do One será avaliada em pista por um piloto de testes. Só depois de aprovado nesta etapa é que o hipercarro fica liberado para a entrega ao comprador.

A máquina será então carregada em um caminhão fechado e levada até a sede da AMG em Affalterbach, onde todos os compradores vão receber o seu One. O primeiro exemplar do hipercarro será entregue ao comprador até o fim deste ano.

Der Neue Mercedes Amg One: Formel 1 Technologie Für Die Straße The New Mercedes Amg One: Formula 1 Technology For The Road
Todas as 275 unidades do AMG One já estavam vendidas durante o desenvolvimento do modelo
Crédito: Divulgação
toggle button

O AMG One

Revelado como um conceito em 2017, o Mercedes-AMG One passou por um longo processo de desenvolvimento. Mas todas as suas 275 unidades já estavam vendidas - por US$ 2,72 milhões (R$ 13,8 milhões na cotação atual) - bem antes do primeiro carro de produção ser finalizado.

Com um câmbio automatizado de sete marchas, o One tem um motor 1.6 V6 turbo de 574 cv que é uma versão modificada para rua do propulsor usado pela equipe Mercedes na temporada 2015 da Fórmula 1.

Apesar da cavalaria aparentemente tímida, o propulsor a gasolina trabalha em conjunto com quatro motores elétricos para despejar impressionantes 1.063 cv de potência combinada. O suficiente para permitir que o carro de quatro 1.700 quilos acelere de 0-100 km/h em 2,9 segundos e atinja 352 km/h de velocidade máxima.

Comentários