Não é de ontem que as famílias abriram mão das station wagons para fazer compras no mercado com SUVs que, muitas vezes, são veículos anódinos. Mesmo assim, acreditamos que algumas peruas, espécies em extinção, cairiam super bem aqui no Brasil. Por isso, separamos alguns modelos que certamente teriam um espacinho nas nossas garagens e têm vaga certa em nossos corações.
Quer ver a lista que preparamos para você, fã de veículos que têm boa dirigibilidade, porta-malas generosos e espaço interno mais amplo do que muito SUV por aí? Dê uma conferida!
Ah! Achou que nos esquecemos de alguma station wagon vendida no exterior que daria um bom caldo no mercado brasileiro? Não esquece de dizer qual nos comentários.
A indefectível perua da Volvo passou por uma reestilização de meia vida para a linha 2021. Com porta-malas super generoso, com capacidade de 560 litros, o modelo ainda tem versão plug-in Hybrid, que cairia bem no portfólio da marca sueca no Brasil.
Sem querer puxar sardinha, mas já puxando, a perua do XF é muito mais bonita que o sedã, convenhamos. Assim como a V90, a station wagon da Jaguar teve leves modificações no visual e ganhou alguns novos itens, como central multimídia com tela de 11,4''. A marca de luxo inglesa já vende o três-volumes por aqui. Ficaríamos muito felizes se também comercializasse a perua.
A geração sete da perua do Golf foi vendida no Brasil entre 2014 e 2019 (no primeiro ano, como Jetta Variant). No entanto, a Volkswagen abriu mão da station wagon para dar ênfase na comercialização de SUVs como o T-Cross.
Com 4,63 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, a Golf Variant 8 tem 34 cm e 6 cm, respectivamente, a mais que a predecessora. O porta-malas também cresceu, com capacidade de 611 litros. Infelizmente, as chances de termos a heroína da resistência contra os SUVs por aqui são pequenas. Mas bem que ela poderia pintar no Brasil, né?
A perua da classe E é uma coisa divina. O modelo tem todos os predicados de uma boa station wagon: espaço interno, porta-malas com boa capacidade, dirigibilidade super aprumada e um design de cair o queixo.
Além das versões "usuais", o veículo ostenta ainda configurações com aquele trabalhinho esperto da AMG e a All-Terrain, com uma pegada aventureira. Traz a Classe E Estate para cá, Mercedes. Nunca te pedimos nada.