Vendas de carros elétricos e híbridos cresce 78%

Alta na comparação entre o 1º quadrimestre deste ano e o mesmo período de 2021, vai na contramão dos carros a combustão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Vendas de carros elétricos e híbridos cresce 78%
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As vendas de veículos total ou parcialmente eletrificados registraram excelente resultado no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o segmento fechou o primeiro quadrimestre com 12.976 carros elétricos ou híbridos entregues, o que representou um crescimento de 78% em comparação às 7.290 do mesmo período do ano passado.

Com esse resultado, o setor de elétricos segue na contramão do mercado total de veículos, que tem registrado resultados negativos, e mantém a expectativa de fechar 2022 com números positivos. Isso apesar de as vendas em abril terem sido menores que as dos dois meses anteriores - foram 3.123 unidades emplacadas, contra 3.851 em março e 3.435 em fevereiro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já o mercado geral de veículos leves caiu 23% nos quatro primeiros desse ano, segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). Esse contraste – eletrificados em alta e veículos convencionais em queda – tem sido constante desde 2019.

Segundo a ABVE, a frota de eletrificados em circulação no país já chegou a 90 mil veículos e, no ritmo atual, deverá passar de 100 mil entre julho e agosto. A participação desse segmento nas vendas internas totais de veículos leves (market share) foi de 2,5% no quadrimestre e de 2,3% em abril. Os veículos eletrificados leves são compostos por carros de passeio e comerciais leves, e somam modelos híbridos elétricos (HEV), híbridos elétricos plug-in (PHEV) e 100% elétricos/plug-in (BEV).

Carros Elétricos
Brasil já tem 90 mil carros elétricos em circulação e esse ano ultrapassa os 100 mil
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Como estão os carros elétricos lá fora

Apesar dos números positivos, o segmento de elétricos no Brasil cresce num ritmo mais lento que os dos principais mercados internacionais. Na Alemanha, o maior mercado europeu, por exemplo, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) alcançaram 25% de participação nas vendas totais de veículos em março último.

Na China, no mesmo mês, as vendas de elétricos leves plug-in cresceram 118% sobre março de 2021, chegando a 28% de market share.

Em todo o mundo, os veículos elétricos plug-in atingiram 9% do market share sobre as vendas totais em 2021, com mais de 6 milhões de unidades vendidas. A expectativa é de que cheguem a 18% ainda este ano, com quase 12 milhões de unidades vendidas.

Comentários