Os números positivos aconteceram especialmente em março, quando as vendas de 10. 174 unidades foram 12,8% maiores que as 9.023 unidades de fevereiro e 20,3% superiores às 8.455 unidades de março de 2024.
Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
O segmento de veículos eletrificados teve participação importante nesses números positivos. Segundo a Abeifa, as associadas responderam por 50,4% das vendas desses veículos no mercado brasileiro, no primeiro trimestre. Foram 25.519 unidades, de um total de 50.643 unidades emplacadas.
Em março, a participação das associadas da Abeifa foi de 5,5% do mercado total de autos e comerciais leves, que registrou 184.068 unidades emplacadas. As 27.723 unidades emplacadas no primeiro trimestre do ano representaram um marketshare de 5,4% do total de 517.758 unidades vendidas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
"O mercado brasileiro está em uma etapa de transição em favor do veículos eletrificados, como no restante do mundo. Estes veículos já representam 9,8% do total de emplacamentos. Vale ressaltar que as nossas associadas, desde o início dessa movimentação, respondem por mais de 50% de todos os eletrificados comercializados no País, o que mostra a contribuição e o papel relevante dos importados", analisa o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy,
Segundo Godoy, "trata-se de um porcentual muito salutar para os consumidores e para o setor automotivo brasileiro, porque a presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualização de seus produtos".
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp
Eletrificados ganharam espaço
Junto com a divulgação dos dados do trimestre, a Abeifa trouxe dados da pesquisa "A jornada de compra de veículos eletrificados", da DadosX, que apresentou uma análise comparativa entre o último trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, além de previsões para o segundo trimestre deste ano.Os dados revelam como o consumidor tem se comportado diante da decisão de adquirir um veículo eletrificado, apontando tendências, mudanças de perfil e fatores decisivos na jornada de compra.
Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços
"O atual cenário mercadológico e a pesquisa da mineradora DadosX corroboram com os argumentos da Abeifa de que os consumidores brasileiros mostram-se ávidos por novas tecnologias e estão muito cientes em relação à descarbonização do meio ambiente. Esses dois pilares, tecnologia e pegada de carbono, asseguram protagonismo aos veículos importados protagonismo", afirma Marcelo Godoy.
As marcas atualmente associadas à Abeifa são Aston Martin, BYD, JAC Motors, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Porsche, Suzuki e Volvo
Comentários