O canal de notícias da Webmotors

Vision AMG traz linhas de futuro rival do Taycan

Mercedes-Benz prepara modelo elétrico que terá novidades tecnológicas para combinar eficiência e alto desempenho

por Redação WM1

A Porsche tem o Taycan e a Audi, o RS e-tron GT. Mas a Mercedes-AMG ainda não tem um carro 100% elétrico. Para compensar o atraso, o braço esportivo da marca da estrela promete um produto completamente inovador para os seus fãs, cujas linhas podem ser vistas no conceito Mercedes-Benz Vision AMG.

O cupê de quatro portas terá uma plataforma e um conjunto mecânico totalmente novos e desenvolvidos do zero pelo pessoal da fábrica de Affalterbach.

Como um bom carro-conceito ainda distante alguns anos de se tornar um modelo de produção, o Vision AMG chama atenção pelo seu visual.

As linhas lembram vagamente o Mercedes-Benz EQS. Mas, mesmo com a bateria também posicionada no assoalho, traz um perfil bem mais baixo, com linhas aerodinâmicas que deixaram a carroceria mais fluída e musculosa.



Na dianteira, o Vision AMG traz uma grade (puramente decorativa e dotada de iluminação) e faróis compostos por três segmentos separados de LEDs (que formam uma estrela estilizada).

Nas laterais, além das rodas de 22 polegadas, o conceito traz pequenas asas no lugar dos retrovisores e um revestimento na cor da carroceria nas janelas.



a traseira conta com seis lanternas circulares, que reproduzem a estética das ponteiras de escape dos esportivos a combustão, e o spoiler ativo.

A alusão aos carros da equipe Mercedes-AMG na Fórmula 1 pode ser vista na pintura da carroceria e em elementos como as soleiras e difusor, no distinto tom de verde da Petronas.


Conjunto mecânico

O Mercedes-Benz Vision AMG de produção será baseado na nova plataforma AMG.EA, desenvolvida do zero pelo pessoal da fábrica de Affalterbach. E também contará com um conjunto motriz de nova tecnologia.



De acordo com o fabricante, o coração do Vision AMG é baseado em uma bateria de alta voltagem e em um motor de fluxo axial desenvolvido pela Yasa, uma subsidiária da Mercedes-Benz.

Nos motores normalmente usados nos carros elétricos, que são do tipo radial, o rotor gira dentro do estator. Já no propulsor de fluxo axial, o rotor gira por fora, em paralelo ao estator.

O resultado é que a nova tecnologia permite construir um motor capaz de fornecer mais torque e potência, apesar de ocupar o mesmo espaço de um convencional.



O lançamento da versão de produção do Vision AMG está previsto apenas para 2025.


Por: Evandro Enoshita

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas