Quando o volante do carro está torto mesmo com o veículo andando em linha reta, esse pode ser um sinal de alerta. O desalinhamento do volante pode indicar falhas no sistema de suspensão, na direção ou até nas rodas.
O problema, que afeta o conforto e a eficiência, também representa risco à segurança em curvas, frenagens bruscas ou manobras de emergência.
De acordo com o supervisor de treinamento técnico da DRiV, Juliano Caretta, esse desalinhamento é facilmente perceptível.
<p data-start="1224" data-end="1553">"É possível notar que, para seguir em linha reta, é necessário manter o volante levemente virado para um dos lados”, afirma. Em alguns casos, o motorista também sente o carro “puxar” para direita ou esquerda.
Segundo Caretta, há diversas causas possíveis: desde desgaste irregular dos pneus até falhas na caixa de direção. Um impacto com buracos ou guias, comum no trânsito brasileiro, pode afetar a geometria da suspensão ou comprometer componentes da direção.
“Às vezes, basta calibrar corretamente os pneus. Em outros casos, é necessário buscar a avaliação de um profissional”, orienta.
Dirigir com o volante desalinhado pode sobrecarregar vários componentes do veículo. O esforço extra pode gerar folgas nos terminais de direção, desgaste prematuro em buchas e pivôs, e até danos aos amortecedores e na caixa de direção.
Os pneus também sofrem desgaste desigual, o que reduz sua vida útil e aumenta o risco de perda de controle em situações extremas.
Caretta alerta que, mesmo parecendo algo corriqueiro, o problema pode evoluir e gerar custos altos de manutenção. “Uma falha simples e de solução acessível pode se transformar em um dano maior, com custo elevado de reparo”, explica.
A melhor forma de prevenção é manter a manutenção do veículo em dia. Procedimentos simples e de baixo custo, como o alinhamento e o balanceamento periódicos das rodas, ajudam a preservar os sistemas de direção e de suspensão. Além disso, é importante manter a pressão correta dos pneus e substituí-los no momento certo.
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Notou que o volante está torto ou que o carro está puxando para um dos lados? Não ignore. O ideal é levar o veículo para uma avaliação técnica o quanto antes. Identificar e corrigir o desalinhamento logo no início evita danos maiores e garante uma condução mais segura, estável e confortável.



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