Com novidades pontuais em equipamento, opcionais, design e conjunto mecânico, a Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (13), em São Paulo, a linha 2018 do Golf. Os preços vão de R$ 91.700 a R$ 143.790 e as primeiras unidades chegam ainda este mês às concessionárias da marca. Antes, os valores do hatch ficavam entre R$ 78.780 e passavam dos R$ 134.870.

A principal novidade fica por conta da chegada da transmissão automática de seis marchas para a versão de entrada Comfortline, que continua sendo equipada com motor 200 TSI Total Flex (1.0 de três cilindros com injeção direta de combustível e turbocompressor), só que agora gerando 128 cv de potência máxima a 5.500 rpm com etanol, um ganho de 3 cv em relação à configuração antes ofertada apenas com câmbio manual de seis marchas, e que deixa de ser vendida. O torque, por sua vez, continua inalterado: 20,4 kgf.m a 2.000 giros.
De acordo com a Volkswagen, o ganho de potência se deve à recalibração do propulsor. Já a transmissão automática tem conversor de torque e opções de trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas, sendo exatamente a mesma oferecida na configuração intermediária Highline, que é equipada com motor 250 TSI Total Flex (1.4 de quatro cilindros, injeção direta de combustível e turbocompressor) de 150 cv de potência a 4.500 rotações e 25,5 kgf.m de força a 1.500 rpm quando abastecido com etanol ou gasolina.
De acordo com a própria fabricante alemã, o Golf com motor 200 TSI vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h. Já os índices de consumo ficam em 8 km/l (e)/11,4 km/l (g) no perímetro urbano, e 10,2 km/l (e)/14,2 km/l (g) na estrada. No Golf com ‘coração’ 250 TSI acontece em 8,7 segundos e a velocidade máxima bate nos 203 km/h.
Para os que cultuam a esportividade da versão GTI assim como nós do WM1, a boa notícia fica por conta da recalibração do motor 350 TSI (2.0 de quatro cilindros com injeção direta de combustível e turbo compressor, mas somente à gasolina), que ganhou 10 cv e passa a gerar 230 cv de potência máxima, e de maneira flat, entre 4.700 e 6.200 giros. O torque é de 35,7 kgf.m entre 1.500 e 4.600 rotações. O câmbio continua o bom automatizado de dupla embreagem DSG de seis velocidades, com possibilidade de trocas pela alavanca ou paddle shift.
Com este ganho de potência, a velocidade máxima, em relação ao Golf de 220 cv, aumento 1 km/h, passando a 238 km/h de final. Já o 0 a 100 km/k baixou interessantes 2 décimos, cravando em exatos 7 segundos.
Com relação ao visual, a Volks promoveu mudanças pontuais na linha 2018 do Golf. Para-choques foram redesenhados, assim como os faróis, que passam a contar com luzes diurnas em LED em todas as configurações. Nas opções Highline e GTI, no entanto, os faróis também passam a ser em LED, aposentando os ‘olhos’ em xenônio. Já a grade frontal passa a contar com novo friso cromado nas versões de entrada e intermediária – o friso duplo (cromado + vermelho) continua estampado no GTI.
As rodas também foram redesenhadas em todas as versões (16 polegadas de série para Comfortline e Highline, e 17 polegadas para GTI), e a traseira passa a contar com lanternas também com iluminação em LEDs – no caso dos Golf Highline e GTI a lanterna e as luzes de freio assumem posições opostas (horizontais e verticais, respectivamente) e há a possibilidade de animação da iluminação das setas, que ascendem na sequência e no sentido da direção da conversão.
As opções Comfortline e Highline oferecem de série central de entretenimento Composition Media, que conta com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, e é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink. A GTI, po sua vez, chega de fábrica com Discover Media, que em relação à Composition Media oferece a mais o sistema de navegação – esta central do GTI é opcional para a Highline.
Outra novidade importante é o novo painel de instrumentos do Golf GTI, que passa ser 100% digital. No Active Info Display as informações do veículo são transmitidas em uma tela de 12,3 polegadas. Totalmente configurável, o motorista pode escolher em até cinco formas de visualização: Clássico; Consumo e Autonomia; Eficiência; Performance e Assistentes de Condução; ou Navegação.
Todas as versões são equipadas com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e joelhos para o motorista), controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de chuva e crepuscular, direção com assistência elétrica (no GTI é progressiva), controlador de velocidade, volante multifuncional, câmera de ré, ar-condicionado (manual na versão de entrada e digital de duas zonas na Highline e GTI) e ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil. Nas opções Highline e GTI também há sistema Stop-Start.
Na configuração Comfortline, o único opcional é o teto solar panorâmico e rodas de 17 polegadas. Na Highline, além das rodas de 17 e do teto solar, é possível comprar o Pacote Premium que traz: ACC (Adaptayive Cruise Control), sistema de entretenimento Discover Media, detector de fadiga, proteção proativa dos passageiros e Park Assit. Por fim, a com figuração GTI pode ser equipada com o Pacote Premium e teto solar, além do exclusivo Pacote Sport, que agrega rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos e revestimento interno em couro e banco do motorista com ajustes elétricos.



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