Picape "renasce" após vender 1 unidade em setembro

Após emplacar 2 unidades em agosto e uma em setembro, Volkswagen Amarok retoma ritmo de vendas nos meses finais do ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Picape "renasce" após vender 1 unidade em setembro
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Após ter apenas duas unidades vendidas em agosto e uma unidade vendida em setembro, de acordo com dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Volkswagen Amarok parece ter voltado para a briga no segmento das picapes médias.

A picape fabricada na Argentina, que deve ganhar uma nova geração nos próximos anos — ainda sem uma data confirmada pela marca de origem alemã —, registrou 325 emplacamentos em novembro e, até o momento, 287 em dezembro.

Os números não colocam a Amarok em condições de brigar pelo top 4 do segmento, que hoje tem a Toyota Hilux como líder absoluta, Ford Ranger e Chevrolet S10 brigando unidade a unidade pela segunda colocação, e a Mitsubishi Triton consolidada na quarta posição. No entanto, na zona intermediária da tabela, a bruta da Volkswagen tem totais condições de brigar.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Agora em dezembro, por exemplo, a Volkswagen Amarok é a sexta picape média mais vendida, atrás de Hilux (3.696 unidades emplacadas), S10 (3.063), Ranger (2.632), Triton (1.060) e Fiat Titano (505). A sétima colocada, logo atrás da Amarok, é a GWM Poer, com 266 unidades comercializadas.

A Volkswagen Amarok volta a ter números interessantes de vendas.
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é a Volkswagen Amarok?

A Volkswagen mantém a Amarok em produção na primeira geração lançada em 2010, mas a linha 2025, lançada em 2024, recebeu a reestilização mais profunda já aplicada ao modelo. A picape permanece posicionada no segmento médio e continua disponível em três versões, incluindo a Extreme, que ocupa o topo da gama.

A atualização externa incorporou a identidade visual mais recente da marca, com novos faróis full-LED e um filete de LED que conecta os conjuntos ópticos. A picape também recebeu rodas de 20 polegadas, para-choque redesenhado, lanternas com novo arranjo interno e a inscrição "Amarok" aplicada à tampa da caçamba.

No interior, a estrutura do painel permanece baseada no projeto original, com alterações restritas a novos materiais e tipos de revestimento. A Amarok também passou a ter uma nova central multimídia de nove polegadas, airbags de cortina e sistemas de alerta de colisão frontal e de saída involuntária de faixa. Esses recursos utilizam o Safer Tag, tecnologia desenvolvida pela israelense Mobileye, aplicada a partir da versão Highline e também disponível na Extreme.

A nova Volkswagen Amarok mantém motor V6 de 258 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

A Amarok Extreme mantém o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potêcia, combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral. Este é o conjunto mecânico mais potente entre os das picapes médias disponíveis no mercado brasileiro.

A versão Extreme tem preço sugerido de R$ 387.990. A picape mantém a mesma plataforma desde o lançamento e, mesmo após a reestilização, continua com o projeto estrutural original.

Entre as características destacadas no desempenho, o modelo combina o motor V6 a um acerto de suspensão e direção voltado para uso rodoviário. O sistema de tração integral permanente complementa o conjunto.

A capacidade de carga é outro ponto relevante. A Amarok Extreme comporta até 1.280 litros e suporta 1.104 kg na caçamba. Esses números superam os de concorrentes diretas como Toyota Hilux SRX Plus e Ford Ranger Limited.

No interior, os bancos dianteiros têm ajustes elétricos de inclinação, distância e lombar, além de apoio para as pernas com acionamento manual.

Por outro lado, a ausência de um pacote completo de assistências avançadas ao motorista limita o nível tecnológico da versão. Mesmo na configuração Extreme, a Amarok não é equipada com itens como monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência ou controle de cruzeiro adaptativo, presentes em modelos concorrentes do segmento médio.

A reestilização da linha 2025 trouxe ainda uma mudança de garantia. O período, antes de três anos, passou a ser de cinco anos para toda a gama.

 A Volkswagen Amarok 2025 manteve praticamente inalterado o interior.
Volkswagen Amarok Extreme (13)
Legenda: A Volkswagen Amarok 2025 manteve praticamente inalterado o interior.
Crédito: Divulgação
toggle button

Quais são as versões da Amarok comercializadas atualmente?

Amarok Comfortline 2026

A versão Comfortline é a porta de entrada da linha Amarok 2026 no Brasil. Mantém o conjunto mecânico V6 turbodiesel de 258 cv e tração integral 4Motion, já conhecido das demais configurações. Entre os equipamentos, traz seis airbags, rodas de 17 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré.

Ficha técnica resumida

  • Motor: 3.0 V6 turbodiesel, 258 cv / 59,1 kgfm
  • Câmbio: automático, oito marchas
  • Tração: 4Motion (integral)
  • Airbags: seis
  • Multimídia: nove polegadas com espelhamento
  • Amarok Highline 2026

    A Highline eleva o conjunto com mais itens de conforto e tecnologia. Além dos equipamentos da Comfortline, adiciona rodas de 19 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com revestimento parcialmente em couro, Safer Tag (alertas de colisão e permanência em faixa), LED decorativo frontal, bloqueio mecânico do diferencial traseiro e retrovisores com rebatimento elétrico.

    Ficha técnica resumida

    • Motor: 3.0 V6 turbodiesel, 258 cv / 59,1 kgfm
    • Câmbio: automático, oito marchas
    • Tração: 4Motion
    • Principais adicionais: Safer Tag, ar dual zone, rodas 19”
    • Amarok Extreme 2026

      A Extreme mantém o conjunto mecânico V6 e concentra o pacote mais completo da família — sendo a opção topo de linha convencional. Traz os recursos da Highline, porém com identidade visual específica, mais equipamentos de conforto e acabamento superior. É a versão mais equipada antes da edição especial Barretos.

      Ficha técnica resumida

      • Motor: 3.0 V6 turbodiesel, 258 cv / 59,1 kgfm
      • Câmbio: automático, oito marchas
      • Tração: 4Motion
      • Equipamentos: seis airbags, multimídia de nove polegadas, pacotes de segurança e acabamento premium
      • A Amarok ganhará uma nova geração em 2027; produção continuará na Argentina
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        Volkswagen Amarok terá uma nova geração?

        Em março deste ano, a Volkswagen confirmou que a nova geração da Amarok será produzida na Argentina a partir de 2027. O anúncio integra um plano de investimento de US$ 580 milhões entre 2025 e 2029, direcionado à modernização da fábrica de General Pacheco, responsável pela produção de mais de 770 mil unidades da picape ao longo de 15 anos.

        A futura Amarok terá visual completamente novo. Um teaser divulgado pelo Volkswagen Design South America antecipa faróis em LED conectados por uma faixa luminosa frontal, capô com vincos marcados, para-lamas ampliados e rodas de maior porte. A proposta apresentada no material indica uma picape de linhas mais retas e com postura elevada, alinhada às soluções recentes adotadas pela marca em sua linha global.

        A Volkswagen também sugere a possibilidade de eletrificação na nova geração. A empresa afirma que o projeto combina engenharia alemã com tecnologias de última geração, o que abre espaço para uma variante eletrificada.

        Até o lançamento da nova geração, previsto para 2027, a Amarok V6 continuará sendo comercializada normalmente na América Latina.

        Veja também

          Vídeo relacionado

            Comentários
            Wid badge