O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen apresenta van autônoma e modular

Com desenho futurista, OnePod Concept tem reconhecimento facial e cabine configurável para ser um tipo de táxi do futuro

por Fernando Miragaya

A visão de transporte do futuro da Volkswagen é na forma de um monovolume autônomo. Em um evento de mobilidade na Alemanha, a marca apresentou o OnePod, carro-conceito elétrico em forma de van autônoma para até quatro passageiros com interior configurável e tecnologias avançadas.
Com ampla área envidraçada, a cabine pode ser modulada de acordo com o número de passageiros e bagagens, com direito a um sistema para acomodar bicicletas no porta-malas. Os comandos do veículo fogem ao convencional, já que ficam posicionados nos apoios de braço. No painel frontal , uma enorme tela com o mapa do trajeto e outras informações.
Veja ofertas de Volkswagen 0 km, seminovo e usado
Como anda sozinho, a van autônoma tem itens de auxílio aos... caronas. Uma câmera posicionada no teto faz o reconhecimento automático dos passageiros e abre as portas automaticamente quando eles se aproximam do carro. Além disso, a minivan faz a leitura da altura do meio-fio e rebaixa a suspensão para que o assoalho fique bem na altura da calçada o que facilita a entrada de cadeiras de rodas, carrinhos de bebês ou mesmo o transporte de carga.

Caixa sobre rodas


Por fora, chama a atenção o desenho bastante futurista e diferentão. O carro-conceito parece uma caixa, com grandes superfícies cobertas de vidro, rodas esculpidas, molduras na carroceria, para-brisa bipartido e portas deslizantes. Uma faixa de LEDs na frente faz as vezes de farol e de painel de avisos para pedestres e outros motoristas.
O OnePod Concept foi apresentado durante o fórum de mobilidade DRIVE, em Berlim. A van autônoma e elétrica da Volks também poderá ser visitado na exposição Go City - O Futuro da Mobilidade Urbana, que vai até o dia 31 de dezembro na capital alemã.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas