Volkswagen atualiza o motor a combustão 1.5 TSI

Apesar da tendência de eletrificação em todo o mundo, marca investe no propulsor com melhorias em eficiência energética

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen atualiza o motor a combustão 1.5 TSI
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em tempos de investimento em carros elétricos, a Volkswagen segue apostando nos motores a combustão. A marca apresentou uma nova geração do motor 1.5 TSI, chamada de Evo2, que está mais eficiente e tecnológica que sua antecessora.

O primeiro ajuste visa uma melhor eficiência energética do propulsor de quatro cilindros. Para isso, o sistema de catalisador em três vias e o filtro de partículas foram substituídos por um único módulo de controle de emissões.

O equipamento vai acoplado ao motor e favorece a redução de metais de alto custo na produção do conjunto. Vale lembrar que o 1.5 TSI é a variante europeia do nosso 1.4 TSI.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Atualizado, o motor 1.5 TSI trocou o catalisador e o filtro por um módulo eletrônico
Crédito: Divulgação
toggle button

 

As mudanças também atingiram o sistema de controle de cilindros chamado de "Active Cylinder Management", que passa a se chamar "ACTPlus". Segundo a Volkswagen, foram feitos ajustes para suavizar a transição dos momentos em que ele passa a funcionar com apenas dois cilindros, em vez de quatro cilindros.

Outra mudança vai permitir que, futuramente, o 1.5 TSI possa usar etanol e se adapte à hibridização em diversos níveis. Nesses configurações combinadas com sistema elétrico, a potência do conjunto poderá chegar a 272 cv, como acontece atualmente com versões híbridas plug-in do Touareg, por exemplo.

Outras especificações não mudaram - caso do turbocompressor de geometria variável, do sistema de injeção de alta pressão e do revestimento de plasma nos cilindros, que reduz o atrito no contato com os pistões. O Volkswagen T-Roc deve ser o primeiro modelo vendido lá fora com o motor atualizado.

Comentários
Wid badge