O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen confirma carro 100% autônomo para 2021

Companhia vai lançar veículo em sistema de compartilhamento em grandes metrópoles daqui a cerca de 3 anos

por Redação WM1

A Volkswagen anunciou no Salão de Frankfurt (Alemanha) que 100% dos seus modelos serão híbridos ou elétricos até 2030 e que até 2025 vai oferecer 80 veículos com essa tecnologia. Porém, antes dessas datas, mais precisamente em 2021, a montadora já pretende colocar no mercado um ou mais modelos de automóveis totalmente autônomos, provavelmente 100% elétricos, que vão dispensar inclusive volante e pedais - portanto, irão rodar exclusivamente sem um motorista humano no comando.



O objetivo da Volks é lançar seu carro autônomo em grandes metrópoles do mundo, em um sistema de compartilhamento - os carros não serão adquiridos pelos usuários e sim utilizados em um sistema semelhante ao adotado pelo Uber e outros aplicativos de carona utilizados atualmente.


O Grupo Volkswagen, inclusive, já tem sua empresa de compartilhamento de corridas, chamada de Moia, que vai se encarregar de disponibilizar o serviço em duas ou até cinco grandes cidades.



De acordo com a publicação "Automotive News", citando Johann Jungwirth, chefe da divisão de estratégia digital do Grupo VW, a expectativa é que a primeira cidade a receber os autônomos da companhia será norte-americana, depois de o Senado dos Estados Unidos aprovar a legislação para autorizar o uso de veículos dessa categoria em vias públicas, o que deve acontecer em meados de 2018. Em seguida, virão Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Singapura e China.



A implantação do serviço nesses países também depende de as autoridades locais definirem as leis e regras para veículos autônomos. Os carros robotizados da empresa vão ser baseados no conceito Sedric (fotos acima), revelado em março passado no Salão de Genebra (Suíça) e que reapareceu em Frankfurt. Com quatro assentos individuais, o protótipo mais parece um microônibus e traz carroceria retangular.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas