A Volkswagen anunciou, na tarde desta segunda-feira (02/02), que é a nova patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e das seleções brasileiras masculina e feminina, em todas as categorias. O anúncio foi feito na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
O contrato vai até 2027 - sempre importante lembrar que, no ano que vem, será realizada no Rio a Copa do Mundo de seleções femininas - pela primeira vez na América do Sul. "Just in time", o contrato pega também a Copa do Mundo de seleções masculinas, que acontecerá este ano em três países, simultaneamente: Canadá, Estados Unidos e México.
Não por acaso o técnico da seleção, Carlo Ancelloti - que é dono de um Volkswagen Polo lá na Europa - estava presente no evento. Ao lado dele estavam o atual presidente da CBF, Samir Xaud, a coordenadora das seleções femininas, Cris Gambaré, e executivos da Volkswagen, inclusive Ciro Possobom, CEO e presidente da marca no Brasil.
A Volkswagen já foi patrocinadora da seleção, entre 2009 e 2014. Naquele período, lançou versões alusivas ao campeonato mundial de seleções para os modelos Gol, Fox e Voyage. A marca anunciou que deverá fazer o mesmo este ano, mas não revelou qual modelo ganhará a versão especial em homenagem à Copa do Mundo.
Saiba mais:
Os dois favoritos são o SUV Tera e o hatch Polo, com mais chances para o primeiro por ser um modelo que a Volkswagen tem badalado muito - e que foi sua principal novidade em 2025. O Tera, aliás, tem ajudado a Volkswagen a colher resultados muito positivos.
A marca vendeu no mercado brasileiro, no ano passado, 436.336 automóveis e comerciais leves. Foram 35 mil unidades a mais do que em 2024 e, com esse volume, obteve 17,1% de participação no mercado - 1% de crescimento em relação ao ano anterior. Com esse resultado, a Volkswagen foi a líder do mercado brasileiro de carros de passeio pelo terceiro ano consecutivo.
Os modelos Polo e Tera foram os mais vendidos pela marca no mercado brasileiro - e também foram os mais exportados, em um total de 116.495 veículos enviados para fora do Brasil. Aliás, as exportações da Volkswagen cresceram nada menos que 29% em 2025, em relação a 2024.
Outro dado importante: pegando somente as vendas de 176.832 veículos no varejo - ou seja, para pessoas físicas via concessionárias -, a Volkswagen registrou crescimento de 15,8%, enquanto o mercado em geral caiu 1,3%.
A marca alemã tem uma ligação antiga com o futebol brasileiro. Confira abaixo algumas delas:
Além da seleção brasileira, a Volkswagen também é patrocinadora de outros escretes selecionados pelo mundo. São elas as seleções do Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suíça, Países Baixos, Dinamarca, Bulgária, Paraguai e Uruguai. É, a fabricante do Gol gosta mesmo de futebol!
Veja também



Email enviado com sucesso!