É como diz o ditado: a moda é cíclica.
Vimos hatches aventureiros sumirem e dar espaço aos SUVs compactos. E a chegada do Volkswagen Tera é mais um sinal de que o inverso está acontecendo: a chegada ao mercado de SUVs menores e cada vez mais parecidos em conceito com os antigos hatches aventureiros.
Aproveitando a onda da revelação do Tera, nada mais justo que recordarmos a trajetória dos Gol Rallye. Foram quatro encarnações desse carro, que - ao lado das versões aventureiras do Polo - é um dos ancestrais do novo SUV compacto da Volkswagen. Confira a seguir.
O Rallye surgiu em 2004 como uma série especial aventureira do Gol G3. Com motor 1.6 AP - já flex e com 99 cv de potência - e suspensão elevada em 27 mm, fazia alusão à participação do hatch no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
Tinha rodas de liga leve de 15 polegadas - que podiam ter a pintura branca -, o painel com plástico na cor cinza, volante forrado em couro, grafismos exclusivos nos instrumentos, além dos bancos com padronização exclusiva.
Em 2007, já na geração "G4", a Volkswagen relançou a versão Rallye.
O carro repetia a mesma fórmula do pioneiro: motor 1.6 AP, suspensão elevada, rodas de liga leve e interior com detalhes exclusivos, incluindo o famigerado volante Rallye. Completava o pacote um par de faróis de milha na dianteira.
Em 2010, a Volkswagen voltou a insistir em uma versão Rallye para o Gol. Já baseado na geração "G5", unia a suspensão elevada em 28 mm com rodas e um conjunto dianteiro semelhantes aos usados na Saveiro Cross, com direito aos mesmos faróis auxiliares de dupla função (milha e neblina).
Já o motor era o mesmo 1.6 8V de 104 cv usado nas versões urbanas da linha G5, que era combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automatizado I-Motion, de embreagem simples.
O quarto e último representante do Gol Rallye foi lançado em 2013 como linha 2014. Tinha o visual atualizado da geração conhecida como G6 e um visual muito interessante, com os enormes faróis auxiliares e um pacote que incluía belas rodas de 16 polegadas. E, é claro, a suspensão elevada.
Era a versão mais cara da linha Gol. Chegou com o motor 1.6 8V de 104 cv de potência, mas na linha 2015 passou a sair da fábrica com o então novo motor 1.6 16V de 120 cv, que podia ser combinado com o câmbio automatizado I-Motion. A linha 2016 foi a última desta versão.
A resposta para essa pergunta vai depender, obviamente, do carro que você quer comprar. Os Gol Rallye "G3", por exemplo, podem ser encontrados aqui na Webmotors por preços pouco abaixo dos R$ 30 mil.
Já os Rallye "G4" estão mais caros, na faixa que vai de R$ 30 mil a R$ 50 mil. Mas, assim como os G3, são carros que foram bastante modificados ao longo dos anos e hoje é bem difícil achar um exemplar impecável e original.
É a mesma faixa de preço dos Rallye "G5" e "G6". Mas ainda é mais fácil achar carros originais e bem conservados nessa leva mais recente.



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