O Volkswagen Golf GTI mk 8.5 está no Brasil. O hatch, no entanto, apenas "está". Isso mesmo. De acordo com a marca alemã, a unidade está aqui para ser uma das atrações do festival se música Rock in Rio, que acontece em setembro no Rio de Janeiro (RJ). Ou seja, neste primeiro momento não será vendido (infelizmente).
No entanto, onde há fumaça há fogo. Convenhamos que para fazer figuração, a Volks poderia ter trazido qualquer carro. Mas a marca acabou optando por trazer o GTI para fazer uma análise de percepção do modelo por parte do público já cheia de segundas intenções (pensando fortemente em, sim, voltar a vender o Golf GTI aqui).
Pontos importantes. Há dois anos, a Volks trouxe a ID.Buzz para expor no Rock in Rio. Pouco depois anunciou que a van seria oferecida em forma de assinatura. O ID.4 também teve história parecida. Chegou ao Brasil em duas unidades para mostrar a tecnologia da Volks em carros elétricos e ver a percepção do consumidor, e meses depois passou a ser oferecido no mercado local (em formato de assinatura, também).
Então, diante deste cenário cheio de mistérios, listamos sete bons motivos para a Volkswagen anunciar hoje a volta do Golf GTI ao Brasil. Confira!
O primeiro motivo é que o Golf GTI tem um histórico de sucesso por aqui. É um carro com excelente imagem, e que deixou saudades todas as vezes que parou de ser vendido. Resumindo: o Golf GTI é querido entre os brasileiros.
Em fevereiro deste ano, ao anunciar um investimento de R$16 bilhões no Brasil até 2028, a Volks confirmou 16 lançamentos. Desde então, alguns já apareceram, como a nova Amarok, o novo Tiguan R-Line e outros prometidos para 2025, como o inédito SUV menor que o Nivus que será feito em Taubaté (SP). Nessa, o GTI poderia ajudar a marca reduzindo a lista de "dívida de lançamentos" (rs) que tem com os brasileiros até 2028...
Hoje, o Golf GTI chegaria no Brasil com poucos concorrentes. Inicialmente, por faixa de preço, podemos falar de Honda Civic Type R, que custa R$ 429.900, e Toyota GR Corolla, que parte de R$ 416.990 e chega a R$ 461.990 na opção topo de linha. O Golf GTI que está no Brasil custa na Europa R$ 53 mil euros, o que daria aproximadamente R$ 330 mil em conversão direta, sem os impostos.
Um trunfo que pode ajudar o Golf GTI a ter sucesso de vendas no Brasil, caso retorne, é que diante de seus concorrentes mencionados acima, o hatch alemão seria o único com câmbio automático - os outros dois rivais são manuais.
Ok, tem muitos de nós apreciam a caixa manual, mas a comodidade e a eficiência da transmissão automática DSG de dupla embreagem e sete velocidade com trocas pelas aletas atrás do volante do GTI garante uma condução extremamente esportiva, também. Além de tornar o Golf um carro mais "usável/confortável" no dia a dia. Concorda?
Muitas vezes reclamamos, e com razão em determinados momentos, que não temos os melhores carros das marcas que estão aqui. O Golf GTI é uma oportunidade de a Volks mostrar que está comprometida em trazer alguns de seus melhores produtos para o mercado brasileiro. Comprometida não apenas em carros que são o perfil do consumidor - hatches compactos, vários SUVs e alguns sedãs -, mas também carros que os brasileiros apreciam e gostam.
Ter um Golf GTI no showroom pode ser um imã de clientes para as concessionárias. O hatch tem potencial de desempenhar o papel de garoto-propaganda dos carros da Volks com pegada esportiva. Hoje Tiguan R-Line e, principalmente, Polo GTS. Mas futuramente, se as previsões se confirmarem, para Nivus GTS.
Somos apaixonados por carros. E carros como o Golf GTI mexem com a gente. Arrancam nossos sorrisos nas ruas, se tornam objetos de desejo e temas de conversas dos corredores dos escritórios até as mesas de bar.
Por isso, o sétimo é último motivo da nossa lista é o mais simples e ao mesmo tempo mais forte: a Volkswagen deveria anunciar hoje a volta do Golf GTI simplesmente porque queremos! Simples assim...(rs)