Volkswagen ID.1 quer ser 1º carro elétrico popular

Família de carros movidos a eletricidade da marca alemã nasceu com a dupla ID.3 e ID.4 e deve aumentar nos próximos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen ID.1 quer ser 1º carro elétrico popular
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen ID.1 vem aí! A família de carros elétricos da marca alemã nasceu com a dupla ID.3 e ID.4, mas já tem um modelo subcompacto previsto para ser lançado, estimado para 2025. Espera-se, inclusive, que este seja o primeiro veículo "popular" do segmento de automóveis movidos a eletricidade e o substituto do atual e-up! - que existe lá fora mas nunca foi vendido no Brasil.

De acordo com a publicação britânica Car Magazine, os boatos de que o ID.1 e o ID.2 seriam lançados eram verdadeiros. O Volkswagen ID.1 2025 que pretende substituir o e-up! já está em desenvolvimento - e hoje é conhecido pelo codinome "e-Zzity".

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.1 teria inspiração visual no hatch ID.3, carro elétrico lançado em 2019
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo fontes ligadas à marca, o ID.1 será um subcompacto de cinco portas com estética semelhante à do ID.3, mas com opção de uma variante de carroceria tipo crossover - possivelmente com o sobrenome "Cross", que poderá incluir painéis de plástico no exterior e altura maior em relação ao solo.

Ele vai utilizar a arquitetura MEB da Volks para carros elétricos, mas esta deverá ser simplificada para manter os custos baixos. As baterias também poderão ser menores, com opções de 24 ou 36 kWh, números que lhes darão autonomia máxima de 300 quilômetros, valor menor do que muitos EVs modernos, porém mais do que suficiente para trajetos meramente urbanos.

Ainda de acordo com as fontes, a primeira aparição do Volkswagen ID.1 deve acontecer em 2023, como um carro-conceito. Ralf Brandstätter, atual diretor da marca Volkswagen, confirmou à Car Magazine que a empresa trabalha em um carro elétrico que almeja ter valor inferior a 20 mil euros por ser construído sobre essa arquitetura de custo mais baixo.

O ID.2 também pode ser esperado em alguns anos, mas será maior e quase como uma versão elétrica do Polo que conhecemos, feito para competir diretamente com o novo Peugeot e-208.

ID.3 é mostrado no Salão de Frankfurt com a presença dos executivos da Volkswagen e da imprensa
Volkswagen ID.1 será o menor da família de elétricos da empresa, que também terá o ID.2 e ID.5 e já possui ID.3 e ID.4
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários