O Volkswagen ID.3 pode ser visto como o Golf da era elétrica, por isso é uma grande novidade quando há alguma atualização. O que é o caso hoje, pois a Volkswagen revelou o hatchback de “segunda geração”. Por enquanto a fabricante alemã ainda não decidiu se venderá o compacto elétrico no Brasil. Na Alemanha, o modelo de entrada tem preço inicial equivalente a R$ 245 mil.
Isso pode ser um exagero, já que na verdade trata-se mais de um facelift do que uma nova geração, e a Volkswagen reconheceu que o carro se beneficia de uma “atualização abrangente”, em vez de um redesenho completo. Dito isto, há uma série de mudanças.
O ID.3 foi lançado há menos de quatro anos, mas isso não impediu que os designers atualizassem um pouco as coisas. Ganhou um novo para-choque dianteiro, que lhe deixou um pouco mais elegante, e a entrada de ar central agora é unida por "cortinas de ar" pronunciadas, que melhoram o fluxo ao redor das rodas dianteiras.
O capô dianteiro também mudou, mas não sobressai à primeira vista. Porém, um olhar mais aguçado perceberá que ficou mais longo. Isso porque a faixa preta sob o para-brisa foi removida e as seções rebaixadas nas laterais criam uma impressão adicional de alongamento visual.
A traseira parece, à primeira vista, ser a mesma do modelo anterior, mas há lanternas traseiras levemente revisadas e as luzes de freio criam um "X" quando acionadas. Além disso, também há novos piscas dinâmicos.
Por fim, o carro ganhou uma nova cor verde. Chamada de Dark Olivine Green pela marca, a pintura contrasta com o teto preto e acabamento em prata fosco, que deixa o compacto elétrico com um aspecto mais premium.
Em tamanho, o novo ID.3 mede 4,26 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,56 m de altura, com uma distância entre-eixos de 2,77 m. Todas essas dimensões são praticamente as mesmas do modelo anterior, mas o Volkswagen ID.3 2024 ficou 6 mm mais baixo.
O design similar continua na cabine, mas a Volkswagen ouviu os proprietários e fez algumas melhorias. Além de exibir materiais de melhor qualidade, o ID.3 foi equipado com novos detalhes de toque suave, bem como portas atualizadas com apoios de braços mais generosos.
Os compradores também encontrarão estofamento de microfibra Artvelours Eco nos assentos e painéis das portas. É um material de aparência elegante e, de acordo com a marca, esse tecido é 71% reciclado com uma matéria-prima secundária obtida pela reciclagem de resíduos de plástico que já foram descartados pelo menos uma vez.
A cabine permanece praticamente a mesma, mas existem novas saídas de ar centrais com o emblema “ID.3”. O painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e o sistema de informação e entretenimento padrão de 12 polegadas são os mesmos de antes, e podem ser acompanhados por um head-up display de realidade aumentada com instruções de navegação dinâmicas que parecem ser projetadas 10 metros à frente do veículo.
Outros destaques são o sistema de iluminação ambiente com dez cores e a capacidade para bagagem de até 1.267 litros com os bancos traseiros rebatidos. O modelo também pode ser equipado com uma variedade de sistemas de assistência ao motorista, incluindo Adaptive Cruise Control, Lane Assist, Travel Assist com mudanças automáticas de faixa e Park Assist Plus com função de memória que reproduz manobras individuais pré-realizadas.
O ID.3 também está equipado com a tecnologia V2X (veículo para tudo), que lhe permite se comunicar com veículos e infraestrutura compatíveis em um raio de até 800 metros. Se ocorrerem acidentes ou situações de perigo, um aviso pode ser enviado para alertar outros motoristas.
A energia do Volkswagen ID.3 2024 é fornecida por uma bateria de íons de lítio de 58 kWh na versão Pro ou 77 kWh na versão S. A primeiro dá um alcance WLTP de até 426 quilômetros, e a outra garante uma autonomia de 546 quilômetros com uma única carga.
Independentemente de qual bateria for selecionada, a energia é fornecida a um motor elétrico montado na parte traseira, que desenvolve 204 cv de potência e 31,6 kgf.m de torque. Isso permite que o ID.3 Pro acelere de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o ID.3 Pro S faz o mesmo em 7,9 segundos. A velocidade máxima de ambos é de 160 km/h.
Na hora de carregar, o ID.3 Pro pode ir de 5% a 80% de carga em 35 minutos com um carregador rápido de 120 kW. Já o ID.3 Pro S tem capacidade de carregamento de até 170 kW, e isso permite que obtenha uma carga de 80% em apenas 30 minutos.
O 2024 ID.3 possui um recurso Plug & Charge. O carregamento bidirecional também será possível em casa no futuro, em combinação com um sistema de gerenciamento de energia doméstico adequado. Ou seja, isso promete ser um benefício para os consumidores, pois eles poderão usar o carro para abastecer a casa durante as interrupções. Interessante, não?
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