O canal de notícias da Webmotors

Exclusivo: Polo GTS está com os dias contados

Um dos motivos para o fim de produção do hatch é justamente o lançamento do Nivus GTS, que chega em breve

por Nicole Santana

O Volkswagen Polo GTS é a versão com apelo esportivo do hatch mais vendido do Brasil. Com motorização e visual diferenciados, a configuração é ideal para quem curte um carro com pegada mais quente e jovial.
No entanto, o hatch está com seus dias contados, e as unidades disponíveis para compra se referem a configurações 2024/2025, enquanto modelos 2025/2025 não devem ter continuidade. A informação foi confirmada por concessionários da marca em apuração feita pelo WM1.
Procurada pela reportagem, a equipe de comunicação afirmou que a Volkswagen "segue normalmente com a comercialização do Polo GTS."

Quem deve substituir o Volkswagen Polo GTS?

A paralisação na produção do hatch está ligada com o futuro lançamento da marca, o Nivus GTS. A decisão de retirar a versão esportiva do Polo do catálogo da marca pode ser uma tentativa de fazer com que os dois carros não disputem espaço entre si.
Conforme fontes relacionadas à Volkswagen, o Nivus GTS vai ocupar o lugar do Polo GTS de forma natural, e a decisão da marca reflete o desejo do mercado por SUVs. "O Polo sai de cena com os méritos de ter sido o carro que fez essa sigla renascer, e o Nivus GTS chega para continuar carregando com força toda essa história."
O Volkswagen Nivus GTS foi confirmado pela própria montadora no fim de 2024, quando a marca anunciou seus planos para 2025. E com o crescente interesse do público brasileiro por SUVs, com foco ainda maior nos compactos, o Nivus ganhou a disputa com o hatch.
Tanto que, o Nivus GTS não é a única aposta da marca alemã para o mercado brasileiro ao longo do ano. Outra promessa é justamente mais um SUV, o Volkswagen Tera.

De volta ao Nivus com pegada esportiva, a versão será fabricada na unidade de Anchieta, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A planta também é local de produção das demais versões da nova linha do SUV, que já teve produção iniciada desde outubro de 2024. Na unidade do ABC Paulista também são feitas todas as versões do Polo, menos a Track, que sai da linha de Taubaté, interior de São Paulo.
Ainda de acordo com a marca, o Nivus GTS deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:POLO
Dessa forma, o encerramento de produção da versão GTS do Polo também pode ser justificada como tentativa de desafogar a linha de montagem que focará nas unidades de apelo esportivo o Nivus.
Por fim, vale lembrar que o Novo Nivus GTS e o Volkswagen Tera, fazem parte e uma série de lançamentos da marca até 2028, e que contemplam um investimento de R$ 16 bilhões no mercado brasileiro.

Vendas do Volkswagen Polo GTS podem ser outra justificativa

Outro fator que pode ter influenciado o fim da produção da versão do hatch é o número e vendas. Conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, aFenabrave, todas as versões do Polo venderam em 2024 140.177 unidades, números que o tornaram o automóvel mais vendido do País, o que desbancou antigos líderes como Chevrolet Onix.
Ainda de acordo com a Fenabrave, no ranking geral, que considera automóveis e comerciais leves, o carro da Volkswagen ficou atrás apenas da líder Fiat Strada, com 144.684 emplacamentos.
No entanto, de acordo com números obtidos com exclusividade pelo WM1, aproximadamente 2.450 unidades de Polo GTS foram vendidas, o que representa apenas 1,75% das vendas gerais do hatch. 
Dessa forma, a baixa procura pela versão também pode ser usada como justificativa para a Volkswagen focar seu olhar para o segmento de SUVs.

O que o Volkswagen Polo GTS tem de especial?

O carro é o único da linha dotado do motor 1.4 Turbo, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgf,m de torque, independente do combustível. O propulsor atua em conjunto com a transmissão automática de seis marchas.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 8,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 206 km/h.
Já entre os itens de série destaque para as rodas de 18 polegadas, câmera de ré, faróis com função "coming/leaving home" e luz de condução diurna em LED, painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas, sistema multimídia "VW Play" tela de 10,1 polegadas touchscreen e App-Connect e volante multifuncional em couro com "shift-paddles" para uma condução mais esportiva.

Com informações de André Deliberato

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas