Volkswagen produz último Fusca da história

Ao menos por enquanto, marca nega que o modelo possa retornar, mas rumores indicam futuro elétrico

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen produz último Fusca da história
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pode parecer notícia repetida, mas nesta quarta-feira, 10, a Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca, em sua fábrica em Puebla, no México. No total, o Fusca sobreviveu por oito décadas e teve três gerações. As últimas 65 unidades do modelo serão vendidas no México, apenas pela internet. O preço sugerido é de US$ 21 mil, aproximadamente R$ 80 mil na conversão simples. Cada veículo é numerado e podem ser de apenas quatro coroes: azul metálico, preto, branco ou bege.

 Uma das últimas unidades do Fusca ao lado do modelo clássico
Fusca Afp
Legenda: Uma das últimas unidades do Fusca ao lado do modelo clássico
toggle button

Segundo a Volkswagen, não há planos imediatos para um substituto do Fusca," mas, se fossemos apostar, diríamos que, em um futuro próximo, o nome retornará ao mercado como um elétrico, como já foi ventilado anteriormente.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Na fábrica em Puebla, o lugar do icônico modelo será ocupado por mais um SUV. Trata-se do Tarek, que também será produzido na Argentina e chegará ao Brasil para bater de frente com o Jeep Compass.

HISTÓRICO

O Fusca foi concebido na Alemanha em 1935 e originalmente chamado de Volkswagen, ou seja, carro do povo. O modelo foi criado por Ferdinand Porsche, o mesmo da marca Porsche. Depois, o Fusca passou a ser conhecido como Beetle, mas também ganhou diversos apelidos. Entre eles: Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino, Fuca, Fusqueta, Fuqui, etc.

No Brasil, primeiramente foi chamado de Volkswagen Sedan. Do seu projeto, a Volkswagen criou a Brasília e a Variant. Em sua primeira fase, o Fusca foi produzido no país durante 1959 até 1986. Em 1993, graças ao pedido do presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido até 1996. Como despedida, a Série Ouro foi criado, mas limitada a 1.500 unidades.

 O então Presidente Itamar Franco ao lado do Fusca "Itamar"
1993
Legenda: O então Presidente Itamar Franco ao lado do Fusca "Itamar"
Crédito: Reprodução
toggle button

Somente no Brasil, o Fusca teve 3,3 milhões de unidades produzidas, enquanto que nos anos 1970 a marca de 1,5 milhão foi alcançada. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades. Esses números o colocam entre os mais fabricados de todos os tempos, seja no Brasil ou no mundo.

O modelo ainda conta com duas datas comemorativas, a primeira delas, em 20 de janeiro, batizado de o Dia Nacional do Fusca, enquanto no dia 22 de junho é comemorado o Dia Mundial do Fusca. A produção do Fusca original foi encerrada em 2003, no México.

 Última unidade do Fusca saindo da linha de produção
Iconic Volkswagen Beetle Ends Production 10025
Legenda: Última unidade do Fusca saindo da linha de produção
toggle button
Comentários