Volkswagen quer acabar com a festa da BYD

Marca alemã planeja lançar novo carro elétrico barato. Os modelos das marcas chinesas são o alvo do novo modelo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen quer acabar com a festa da BYD
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado de carros elétricos está pegando fogo e a Volkswagen acaba de jogar mais lenha nessa disputa. A montadora alemã anunciou um plano ousado para lançar um carro elétrico barato de aproximadamente 20 mil euros (cerca de R$ 120 mil na cotação atual). A estratégia coloca a Volks diretamente na briga com a BYD, que vem dominando o segmento de elétricos acessíveis.

Volkswagen revela detalhes de seu novo carro elétrico barato

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, revelou alguns detalhes do novo modelo elétrico de entrada da marca. A ideia é "democratizar a categoria", tornando-a acessível para o maior número de pessoas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O futuro automóvel faz parte de uma nova linha de elétricos compactos da Volkswagen, e deverá chegar às concessionárias em 2027.

Além disso, a montadora alemã já está no estágio final do desenvolvimento do ID. 2all, outro compacto elétrico, que deverá ser lançado em 2026 com um preço inicial abaixo de 25 mil euros (cerca de R$ 150 mil).

[caption id="attachment_816977" align="alignnone" width="1024"]1b940ea7ef67e1716b3f85eb6c12a39a O Volkswagen ID. 2all deverá ser lançado no início de 2026[/caption]

Juntos, esses modelos formarão uma ofensiva clara contra as fabricantes chinesas, que estão ganhando cada vez mais espaço nos mercados europeu e global.

A BYD tem assustado as montadoras tradicionais com modelos acessíveis e recheados de tecnologia. A Volkswagen sabe que, para enfrentar esse desafio, precisa de um plano agressivo. E ele já está em andamento: a marca pretende lançar nove novos modelos elétricos até 2027, expandindo sua linha e fortalecendo sua presença global no segmento de elétricos.

O plano da Volkswagen e o quartel-general da eletrificação

Outro ponto crucial dessa estratégia é a modernização da fábrica de Wolfsburg, que continuará sendo o coração da produção da Volkswagen.

Com a realocação da fabricação do Golf para o México, a planta alemã terá mais espaço para tecnologias modernas e processos produtivos mais eficientes. O plano é que os futuros Golf e T-Roc elétricos sejam fabricados ali, garantindo um volume superior a 500 mil unidades por ano.

A nova plataforma SSP será a base desses carros, que além de elétricos devem ter alto nível de tecnologia embarcada. O objetivo? Criar modelos eficientes e competitivos para enfrentar a crescente invasão dos elétricos chineses na Europa.

O lançamento da Volkswagen chegará para rivalizar com modelos mais acessíveis da BYD
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

O plano da Volkswagen tem três pilares: acelerar, atacar e alcançar. Primeiro, a marca quer recuperar o tempo perdido, otimizando custos e ampliando sua linha de produtos. Depois, partir para o ataque, com o lançamento dos novos elétricos acessíveis. Por fim, a montadora pretende se consolidar como referência tecnológica no segmento de veículos elétricos de alto volume.

A briga com a BYD está só começando, e os consumidores serão os grandes beneficiados. Se antes um carro elétrico barato parecia um sonho distante, a competição entre as gigantes pode fazer com que essa realidade chegue mais rápido do que imaginávamos.

Quem ganhará essa disputa? Ainda não sabemos, mas uma coisa é certa: a Volkswagen não pretende deixar a BYD reinar sozinha.

Comentários
Wid badge