O Volkswagen T-Cross está massacrando a concorrência em dezembro. De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, já acumula 9.551 emplacamentos no último mês do ano.
O Chevrolet Tracker, que ocupa até o momento a segunda colocação, soma no mesmo período 7.944 novos modelos comercializados. Já o Hyundai Creta, que figura no terceiro lugar, acumula 6.046.
Com este número, o T-Cross estabelece um novo recorde próprio de emplacamentos em um único mês. A marca anterior havia sido estabelecida em novembro, quando o Volkswagen cravou 9.468 unidades comercializadas.
As fortes vendas também sacramentam algo que era projetado há alguns meses: o Volkswagen T-Cross será o SUV mais vendido do Brasil em 2024.
Até o momento, o utilitário esportivo soma 83.554 emplacamentos no ano. O segundo colocado, o Chevrolet Tracker, registra um total de 68.945 unidades comercializadas - uma diferença realmente significativa de 14.609 SUvs. Fechando o pódio na terceira colocação está o Hyundai Creta com 68.821 SUVs vendidos até o momento.
Este é o segundo ano consecutivo que o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil. Em 2023, o Volkswagen foi campeão com 72.440 novos modelos vendidos. Tracker foi o segundo (66.643) e Creta o terceiro (65.817).
Para chegar ao bicampeonato de SUV mais vendido do país, o T-Cross adotou uma estratégia bem forte em vendas diretas. De janeiro a novembro, ainda segundo números da Fenabrave, o Volkswagen registou 39.359 vendas diretas e 34.645 unidades comercializadas no varejo.
Para se ter uma ideia, no mesmo período o Tracker somou 18.779 SUVs emplacados em vendas diretas e 42.222 em vendas varejo. Já o Creta somou nos 11 meses do ano 11.440 e 51.339 vendas diretas e vendas varejo, respectivamente. O Creta, aliás, é o carro mais emplacado no varejo, até o momento.
Para continuar competitivo perante seus rivais, o T-Cross passou pela sua primeira reestilização mais profunda. Ganhou um tapa no visual, ajustou alguns pontos internos, alinhou as listas de equipamentos das versões, e manteve os conjuntos mecânicos: motor 1.0 TSI de 126 cv de potência máxima, e 1.4 TSI de 150 cv - ambos atrelados a uma transmissão automática de seis marchas.
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