Ele ainda não chegou, mas já apareceu. O WM1, portal de notícias da Webmotors, esteve na Marquês de Sapucaí no domingo (2/3), no Rio de Janeiro (RJ), para conhecer o Volkswagen Tera, o lançamento mais importante da marca em muitos anos. Para muitos executivos da Volks, desde o Gol. Só isso...
O Volkswagen Tera chegará oficialmente ao mercado no próximo trimestre, entre maio e junho. E sem dúvidas a expectativa da marca com o carro é grande, a ponto de considerar de fato a ideia de vê-lo no topo das categorias - não apenas na de SUVs, mas também no ranking geral dos mais vendidos.
Será que o Volkswagen Tera terá (mais uma vez pedimos perdão pelo trocadilho) forças para isso? Abaixo, levantamos cinco pontos e virtudes que podem ajudar o carro a chegar no posto mais alto de vendas do mercado nacional. Concorda? Discorda?
As chances existem, já que o Tera é a maior aposta de sucesso da Volks desde... o Gol. Sim, um dos easter eggs que vêm com o carro é a prova disso - ele tem a silhueta do Fusca, do Gol e do Tera, em ordem e na sequência.
O Tera será feito em Taubaté (SP) e o volume de produção será grande - algumas fontes ligadas à marca dizem que o ritmo da linha de produção pode chegar a até 200 mil unidades/ano. Para se ter noção, Fiat Strada e Volkswagen Polo, os dois carros mais vendidos de 2024, emplacaram 144.684 e 140.177 unidades, respectivamente, no ano passado.
O Tera ainda tem projeto para ser um carro global, mesmo tendo sido desenvolvido pelo time da Volks brasileira. A meta inicial é vender o carro em 25 países e dois continentes - e, sim, falamos do carro de Taubaté. Como explicamos, é um projeto enorme, em pé de igualdade com Fusca e Gol.
Outra vantagem do Tera em relação a Strada e Polo, sem considerar a briga dentro de casa, é o fato de ser um SUV. Ou quase um SUV. Está mais para um crossover, assim como o Pulse e o Kardian. Ok, é verdade que este é o mesmo princípio desses dois rivais, principalmente o do Pulse, que nunca decolou como o grupo Stellantis almejava durante sua fase de projeto.
Mas com o Tera a história pode ser um pouco diferente: o modelo tem um aspecto parecido com o do Nivus, inclusive no estilo de caimento de teto na traseira e com todo seu visual de forma geral. E o Nivus, sabemos bem, é um dos grandes acertos recentes da história da Volks.
O Volkswagen Tera é um carro legal. Apesar do tamanho interno mais próximo ao de um Polo do que de um Nivus, o modelo chama atenção. A frente tem LEDs fracionados e um friso cromado que pode até parecer o famoso "bigode" que os carros mais caros da marca já apresentam, dependendo da luz.
A traseira, por sua vez, é mais curta que a do Nivus, mas tem elementos dinâmicos diferentes, que vêm do Passat e do Tiguan, como a luz de freio em posição diferente da de posição - quando uma acende, a outra apaga. Como dissemos no texto de apresentação, isso é um recurso bem legal.
Por dentro, a VW fez questão de caprichar nos materiais para fugir da estigma de que não sabe fazer carro bem acabado, mesmo os de entrada. Diferentemente da estética do lado de fora e do espaço, que estão mais para Polo, há detalhes acertados na cabine - que estão mais para Nivus.
Outro ponto que ajudará o Tera no mercado, além da proposta de chegar para ser o carro mais importante da Volks na região, será a gama de versões longa, que irá atender tanto aos compradores das versões intermediárias do Polo quanto os clientes das configurações de entrada do Nivus.
Explicamos: o Tera deverá ter quatro versões, sendo as iniciais movidas pelo motor 1.0 MPI com câmbio manual e as mais caras com o 1.0 TSI e o câmbio automático sequencial, já conhecido, tipo Tiptronic.
Ou seja, com essa formatação de proposta, deverá custar entre R$ 100 mil e R$ 145 mil - mais ou menos ali entre as versões com motor turbo do Polo e a variante de entrada do Nivus, a Comfortline, que hoje custa R$ 143.490. Essa ampla oferta do Tera nos leva ao quinto ponto.
A Volks, ao lado da Fiat e da Chevrolet, é uma das marcas com maior rede de atendimento físico no Brasil - são cerca de 500 lojas espalhadas pelo país. Isso já ajuda no processo de introdução de um novo carro no mercado, até por questões geográficas e de mobilidade.
E pode apostar que a marca deverá promover diversas ações para fazer o Tera "bombar" - a maior prova disso foi fazer o lançamento do carro no maior evento de entretenimento do mundo, o Carnaval brasileiro.
Tem mais: ações comerciais deverão incentivar as mais de 500 autorizadas da marca a promover a venda do novo carro em vez de uma versão mais completa do Polo ou mesmo a mais barata do Nivus - ou seja, é provável que possa existir, sim, um ligeiro "canibalismo" interno. Em outras palavras, será comum ver os lojistas preferirem (e tentarem) vender um Tera em vez dos outros dois carros listados.
Mas e você, amigo leitor? Com essa grana estimada na mão, levaria o Tera para casa para desfilar com a novidade pelo bairro ou escolheria uma configuração turbo do Polo ou a versão de entrada do Nivus? Acha que o novo carrinho da Volks tem potencial para liderar o segmento ou o mercado? Deixe um comentário!
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