O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen terá ChatGPT em seus carros

Novidade começa a chegar a partir deste ano aos carros das plataformas MEB e MQB evo, como o novo Tiguan e o ID.4

por Evandro Enoshita

Já pensou se você pudesse bater um papo com o seu carro? Pois isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A Volkswagen anunciou que, a partir deste ano, os automóveis da marca passarão a ser equipados com o ChatGPT integrado ao sistema de comando de voz IDA. Para quem não sabe ou não lembra, o ChatGPT é um chatbot baseado em inteligência artificial capaz de responder a perguntas complexa quase como um ser humano.
A novidade será mostrada pela marca alemã na CES 2024, feira de tecnologia que começa nesta terça-feira (9), em Las Vegas (EUA). É claro que a Volkswagen não descarta a possibilidade de - futuramente - ser possível bater longos papos-cabeça com o carro.
Mas o objetivo inicial dessa integração com o ChatGPT é mais simples: conseguir reações mais precisas para as ordens via comando de voz, além de respostas para questões mais complexas e de assuntos gerais. Como acontece hoje com as caixas de som inteligentes.

Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:GOLF
Na verdade, o ChatGPT não substituirá o comando de voz original da Volkswagen. Mas todas as vezes em que o IDA não for capaz de atender ao motorista, o chatbot será acionado automaticamente para fornecer uma resposta.
Tudo isso, segundo a Volkswagen, sem que o proprietário precise fazer o cadastro em um novo serviço e sem que o ChatGPT guarde dados do veículo e das perguntas e respostas.
A novidade chegará a partir do segundo trimestre deste ano aos carros das plataformas MEB e MQB evo. A lista inclui os novos Tiguan e Passat, além do Golf de oitava geração reestilizado e os elétricos ID.7, ID.4, ID.5 e ID.3.

Novo Volkswagen Golf com o ChatGPT

Para ilustrar a chegada do ChatGPT a seus carros, a Volkswagen divulgou imagens do Golf "8" reestilizado, carro que também será mostrado ao público, pela primeira vez, durante a CES 2024.
Além do quadro de instrumentos atualizado e da multimídia com nova tela e destacada no painel, se destaca também no Golf reestilizado o volante sem os comandos sensíveis ao toque. Pode parecer um retrocesso, mas os botões convencionais são mais práticos de usar.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas