Brasil terá Volkswagen híbrido, mas não em 2025

Primeiro modelo dessa leva de eletrificados será um híbrido convencional flex, produzido em São Bernardo do Campo (SP)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Brasil terá Volkswagen híbrido, mas não em 2025
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen divulgou novas informações sobre o seu plano de eletrificação no Brasil: a partir de 2026, todo novo modelo da marca alemã desenvolvido na América do Sul terá pelo menos uma versão eletrificada.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    E o primeiro desses novos eletrificados da Volkswagen será um automóvel híbrido flex convencional, baseado na nova plataforma MQB37 e que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

    O Volkswagen T-Roc será o primeiro híbrido convencional da gama da marca alemã
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A MQB37 é uma evolução da base A1 - usada em modelos como o SUV Taos - e tem como grande diferencial em relação à MQB A0 usada atualmente na gama brasileira da marca o fato de permitir a eletrificação do conjunto motriz.

    E falando do conjunto motriz híbrido convencional, essa será uma novidade até mesmo para os padrões internacionais da marca. Na Europa, por exemplo, a gama da Volkswagen é composta apenas por automóveis híbridos leves ou plug-in.

    Veja também

      A única exceção será o recém-lançado T-Roc de segunda geração. SUV baseado no Golf de geração 8,5, o modelo estreou em agosto apenas nas versões híbridas leves.

      Mas já foi confirmado que, em breve, o modelo terá versões com conjunto mecânico eletrificado pleno. Ou seja: combinando um motor 1.5 TSI com um propulsor elétrico motriz. Mas sem recarga na tomada. Como o futuro híbrido brasileiro da marca alemã.

      Ainda segundo a Volkswagen, além do conjunto motriz híbrido convencional, a gama de modelos produzidos na região será composta também de automóveis híbridos leves e plug-in.

      Até 2028, o plano da Volkswagen prevê 21 lançamentos - entre novos modelos e reestilizações - na América do Sul. Desse total, oito já chegaram ao mercado: os reestilizados Taos, T-Cross, Nivus, Amarok e Jetta, além do Golf GTI e do SUV Tera.

      Volkswagen: eletrificação tímida

      Entre as maiores marcas de automóveis do mercado brasileiro, a Volkswagen é uma das mais tímidas quando o assunto é eletrificação.

      O único híbrido já oferecido pela marca no Brasil foi o Golf GTE, que em 2019 foi importado para o Brasil em uma série limitadíssima de apenas 99 unidades. Desde então, os únicos eletrificados presentes na gama atual da marca no Brasil são os elétricos ID.4 e ID.Buzz.

      Mas não dá para dizer que são vendidos por aqui, já que ambos estão indisponíveis nas concessionárias: podem ser "adquiridos" pelo público apenas no serviço de carro por assinatura da marca.

      O Golf GTE, de 2019, foi o primeiro - e único - híbrido vendido pela Volkswagen no Brasil
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Veja também

         

        Comentários
        Wid badge