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Volkswagen terá Kombi elétrica sem motorista

Van com sistema de condução autônoma foi apresentada como alternativa a serviço de mobilidade

por Guilherme Silva

Um dos destaques do Salão de Munique, na Alemanha, a van elétrica Volkswagen ID.Buzz, também conhecida como Kombi elétrica, serve de vitrine para o serviço de mobilidade com veículos autônomos que o fabricante pretende oferecer na Europa e nos Estados Unidos a partir de 2025.

Segundo o Grupo Volkswagen, o serviço será implantado gradualmente em cidades europeias e norte-americanas com veículos elétricos sem motorista, como carros de aplicativos e táxis. O modelo utilizado será a ID.Buzz, inspirada na polivalente Kombi.

Kombi elétrica em estágio avançado de testes

A Kombi elétrica está em estágio avançado de testes e será submetida a avaliações em percursos fechados antes de rodar nas ruas das cidades onde o serviço será implantado. Um exemplar da ID.Buzz, equipada com diversos radares e sensores está exposta no salão – que neste ano mudou de Frankfurt para Munique.
A Volkswagen diz que a frota de veículos autônomos será capaz de rodar de maneira inteligente, de acordo com a demanda de passageiros. Segundo a empresa, as vans sairão das ruas quando o sistema identificar baixa procura pelo serviço.

A tecnologia é desenvolvida em parceria com as empresas Argo AI e MOIA – a primeira já trabalha em parceria com a Ford para disponibilizar serviço semelhante nos Estados Unidos.
O Grupo Volkswagen afirma que combinar a eletrificação com a direção autônoma é importante para a recuperação do seu modelo de negócio e que essa sinergia será importante para transformar a indústria.

A empresa pretende mudar o seu negócio para 70% de veículos eletrificados até 2030. A oferta de serviços de mobilidade será a segunda maior fonte de receita do grupo, assim como a assistência dos sistemas e manutenção dos veículos.

Informações preliminares dizem que a Volkswagen ID.Buzz é equipada com um conjunto de baterias capaz de proporcionar até 550 quilômetros de autonomia. A van terá versões com apenas um (tração traseira e 202 cv) ou com dois motores elétricos (tração integral e 365 cv).
Já o protótipo autônomo é dotado de um avançado sistema que detecta objetos a mais de 400 metros de distância, inclusive à noite. A tecnologia é capaz de identificar e antecipar as ações de pedestres, ciclistas e outros veículos, e atua na direção, nos freios e no acelerador da van, se necessário.

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