Quando lançou o Tera em junho, a Volkswagen foi ousada ao prometer que o SUV seria um verdadeiro best-seller, na linha de sucessos históricos como Fusca e Gol. Três meses depois, os números mostram que a meta começa a se concretizar.
Conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre os dias 1º e 21 de setembro, o SUV emplacou 4.092 unidades. Já o rival Fiat Pulse registrou 2.460 unidades vendidas.
A diferença representa uma vantagem de 67% para o SUV da Volks, que pela primeira vez superou o rival desde sua chegada às concessionárias, em 5 de junho.
O desempenho fez o Tera subir para o 6º lugar geral de vendas no Brasil, atrás apenas de Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Argo, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Onix.
Já o Pulse caiu para a 20ª posição no ranking, mostrando que a disputa pelo público de SUVs compactos mudou de rumo.
Junho: Tera (2.555) x Pulse (3.823)
Julho: Tera (3.244) x Pulse (4.836)
Agosto: Tera (4.157) x Pulse (4.282)
Setembro (1 a 21): Tera (4.092) x Pulse (2.460)
Nos três primeiros meses, o modelo da Fiat manteve vantagem, mas setembro marca a primeira ultrapassagem do SUV da Volks.
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Durante o lançamento, a Volkswagen afirmou que o SUV é o quinto lançamento da ofensiva de 17 novos produtos até 2028. Desenvolvido no Brasil e produzido em Taubaté (SP), o modelo terá presença global - será vendido em mais de 20 países.
“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca e o Gol, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antecessores. E tem motivos de sobra: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks” - Ciro Possobom, Presidente & CEO da Volkswagen do Brasil
O Tera é vendido em quatro versões — MPI, TSI, Comfort e High —, com preços que variam de R$ 105.890 a R$ 141.890. A versão de entrada MPI com câmbio manual aposta no preço, enquanto a High sai de fábrica com um pacote mais completo de tecnologia e acabamento melhor.
O SUV tem duas opções de motorização: o 1.0 MPI de 84 cv de potência, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 170 TSI de 116 cv, disponível com transmissão manual ou com uma automática de seis marchas, dependendo da versão.
Em posicionamento, o SUV e encaixa estrategicamente entre o Polo e o T-Cross, oferecendo mais espaço e características de SUV sem pular para o patamar de preço do T-Cross.
É uma aposta da Volkswagen para ampliar sua presença no segmento compacto, capturando clientes que buscam conforto e tecnologia com preços mais acessíveis.



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