Lançado em janeiro de 2018, o Virtus nunca quis ser o sedã do Polo. Mas, por dentro e por fora, o modelo não tinha como esconder esse parentesco. Pois a linha 2023 chegou e a Volkswagen decidiu dar uma cara nova para distanciar o sedã do hatch.
As mudanças começam pela dianteira. É o mesmo visual lançado no ano passado e inclui a adoção de faróis (de LED em toda a linha), grade frontal, para-choques e luzes de neblina completamente novos. Não estranhe se o visual lhe parecer familiar.
Sai o conjunto ótico do Polo para entrar o do SUV Nivus. Essas alterações deixaram o Virtus 2023 6,9 cm mais longo apenas no balanço dianteiro. Já as laterais permaneceuram praticamente idênticas. A maior novidade foi a adoção de rodas de liga leve em toda a linha. Dependendo da versão, elas podem ser de 15, 16, 17 e até de 18 polegadas.
Na traseira, as mudanças foram um pouco mais sutis que na dianteira. Lanternas de LED com novo arranjo de luzes, logotipos no novo padrão Volkswagen (com o nome Virtus centralizado) e um para-choque redesenhado e 1 cm mais saliente.
No interior, a Volkswagen fez mudanças mais pontuais. O painel ganhou um revestimento em material vinílico e com costuras duplas - embora ainda com plásticos rígidos ao toque - enquanto a alavanca de câmbio é nova e segue o padrão visto no T-Cross e no Taos.
Os bancos dianteiros, com apoio de cabeça integrados, são os mesmos vistos no Polo reestilizado. Já o volante multifuncional é o mesmo usado no Virtus.
Ainda no interior, a Volkswagen aproveitou para colocar na lista de equipamentos o painel digital como item padrão (de oito polegadas nas versões de entrada e 10,25 polegadas nas mais caras) e, ainda mais importante, o modelo incorporou (finalmente?) os airbags de cortina.
Mas os itens que eu citei acima não foram as únicas novidades do Virtus quando em equipamentos. Todas as versões com câmbio automático agora saem de fábrica com o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e a frenagem autônoma, e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.
A versão TSI manual passa a ser a configuração de entrada do Virtus 2023, seguida da TSI automática, da Comfortline e da Highline. Todas essas estarão disponíveis a partir do lançamento do modelo, em março.
Mas até o final do primeiro semestre a Volkswagen vai botar no mercado a configuração Exclusive, que toma da esportiva GTS (agora descontinuada) o posto de topo de linha. A lista completa de versões e equipamentos do Virtus 2023 pode ser consultada aqui.
Outro item visto inicialmente no Polo e que também chega ao Virtus é o motor 170 TSI. Sigla usada pela Volkswagen para definir o 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgf.m, o propulsor equipa as versões TSI da linha 2023 e pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis velocidades.
Com a transmissão manual, vai a 100 km/h em 9,8 segundos e alcança 196 km/h de máxima. Já com o câmbio automático, acelera de zero a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 192 km/h de máxima.
O conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m (conhecido como 200 TSI) segue disponível nas versões Comfortline e Highline e pode ser combinado ao câmbio automático de seis marchas. Vai de zero a 100 km/h em 10 segundos e alcança 196 km/h.
O topo de linha Exclusive, por sua vez, herda todo o conjunto mecânico do antigo GTS: motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (250 TSI) e câmbio automático de seis marchas. Vai de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 207 km/h de máxima.
No test-drive, realizado nos arredores de Buenos Aires (Argentina), pudemos rodar tanto com as versões TSI quanto com o carro equipado com o motor 200 TSI.
A Volkswagen garante que o pacote de modificações mecânicas incluiu também novos amortecedores, com um acerto para deixar mais confortáveis os carros equipados com os motores 1.0. Mas o Virtus 2023 ainda se destaca pelo equilíbrio do conjunto, que é firme, sem afetar o conforto.
Na prática, tanto o 170 TSI quanto o 200 TSI se comportam de maneira bastante parecida e agradam pelo bom desempenho. O câmbio automático poderia ter respostas mais ágeis, mas as aletas para trocas de marcha manuais no volante estão presentes desde o TSI automático - para alegria daqueles que querem explorar ao máximo o ótimo comportamento dos motores turbo de injeção direta.
Principais predicados do carro lançado em 2018, o porta-malas de 521 litros e a ampla cabine (principalmente para os passageiros do banco traseiro) continuam iguais no carro reestilizado, que ainda sobressai pela boa ergonomia.
O Virtus agora parte de R$ 103.990 na versão TSI manual. Mas o pacote mais interessante do modelo em custo-benefício é o da configuração seguinte, a TSI automática, que parte de R$ 112.990.
Por um preço mais baixo que os de concorrentes como o Chevrolet Onix Plus Premier, Hyundai HB20S Platinum e Honda City EX, o sedã da Volkswagen agora tem uma lista de equipamentos de conforto e segurança equivalente, mas com exclusividades como o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
A linha tem ainda as versões Comfortline (R$ 121.990) e Highline (R$ 130.030) e também a Exclusive, que vai demorar um pouco mais a chegar, mas já tem preço: R$ 144.990.
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