Essa versão tem visual mais simples que a já conhecida Cross Country, para quem não precisa indicar preferência por aparências. Mas a marca sueca teve o cuidado de manter o teto pintado de preto e as rodas de 20 polegadas igualmente com apliques em preto.
O que não falta é potência e torque, com um motor elétrico em cada eixo: 428 cv e 55,3 kgfm. Um dos destaques é a bateria de 69 kWh, que permite alcance médio (Inmetro) de 316 quilômetros ou 7% abaixo do EX30 com apenas um motor.

O Volvo EX30 Ultra Twin Motor tem 4,23 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos. Assim, o interior é um pouco apertado - especialmente para pernas no banco traseiro. O acabamento é muito bom e os revestimentos recicláveis nos bancos têm boa aparência, porém longe do couro legítimo. Também há um potente sistema de som Harman Kardon, com nove alto-falantes.
Por outro lado, surgem limitações no volume do porta-malas com capacidade para 318 litros e pouco ajuda um compartimento dianteiro de simbólicos sete ltros. Um contrassenso: apesar do grande teto solar panorâmico, não há saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.

O que realmente pouco agrada é a tela multimídia vertical, apesar de razoáveis 12,3 polegadas. Inspiradas nas soluções da Tesla, desde a abertura do porta-luvas até a regulagem dos espelhos dependem de comandos sem botões. Há conexão para Apple CarPlay, contudo sem previsão para Android Auto, embora os tradicionais Waze e Google Maps estejam disponíveis pelo Google Built-in (pago). Até para checar a velocidade é preciso desviar o olhar para a tela (retirado o quadro de instrumentos).
Pontos positivos, sem discussão: aceleração forte de zero a 100 km/h em 3,6 segundos, suspensões firmes e carga regulável no volante. A tração 4x4 inclui vetorização de torque, que traz mais confiança em curvas, além de desempenho seguro em superfícies escorregadias. Preço: R$ 309.950.