Volvo joga XC40 de guindaste para provar segurança

Marca sueca deixou SUV cair contra o chão para provar a rigidez da carroceria de seu veículo. Veja vídeo da demonstração

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo joga XC40 de guindaste para provar segurança
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O exemplo mais recente do tema que vamos abordar hoje (segurança) é este vídeo abaixo, em que a fabricante sueca Volvo, uma das líderes mundiais nesse quesito dentro do universo automotivo, jogou um SUV XC40 posicionado a 30 metros de altura contra o chão para provar a rigidez da carroceria do modelo. O vídeo que você vê nesta nota é do canal "REC Anything" no Youtube.

Achou insano? Pois saiba que o XC40 não foi o único modelo arremessado. De acordo com o fabricante, outros nove carros foram soltos no ar, quase como um crash-test diferenciado, para investigar os danos que os veículos sofrem em situações extremas.

Ainda segundo a marca, soltar um carro dessa altura simula uma colisão em que a velocidade é superior a 64 km/h, parâmetro utilizado pelos órgãos do NCAP (C, Latin e Euro). Isso ocorre, justamente, devido à força da gravidade - segundo estimativas, a velocidade do veículo na queda chega a 80 km/h.

"Normalmente batemos os carros no laboratório, mas esta foi a primeira vez que os deixamos cair de um guindaste", explica Håkan Gustafson, investigador da Equipe de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da Volvo. "Sabíamos que iríamos ver deformações extremas após o teste e fizemos isso para dar à equipe de resgate um verdadeiro desafio", revela o executivo.

Volvo Segurança
Volvo é uma das líderes automotivas mundiais em segurança e quer zero acidente com seus carros
Crédito: Divulgação

Vale lembrar que em geral os treinamentos de resgate para esse tipo de situação são feitos com carros sucateados, bem antigos. Isso significa que os modelos não contam com as mesmas tecnologias dos atuais em relação ao tipo de material empregado na carroceria ou na própria construção da cabine. Por isso esse teste é importante.

Ao final das quedas, a equipe de resgate pôde simular como retirar as pessoas do veículo nessas condições extremas. Segundo a Volvo, todos os resultados serão agrupados em um relatório, e disponibilizados gratuitamente aos profissionais de resgate em todo o mundo.

Comentários