Chamado de cinto de segurança multiadaptativo pela Volvo, o equipamento agora funciona alimentado por sensores externos e internos do veículo. Isso permite que funcione de maneira diferente de acordo com o tipo de colisão, o perfil do passageiro e até mesmo a posição da pessoa no assento.
Em resumo: numa colisão, o cinto irá aplicar uma pressão menor no peito de um passageiro franzino do que em um sujeito bombadão. O objetivo é reduzir as chances de ferimentos causados pelo próprio cinto, como fraturas nas costelas.
Comparando com os automóveis de antes dos anos 2010, o cinto de segurança dos automóveis atuais já evoluiu ao receber um limitador de carga. Mas, apesar de mais eficiente que no passado, não tinham - até agora - essa capacidade de se adaptar ao indivíduo ou ao tipo de colisão. Ainda segundo a Volvo, o fato de o sistema agora ser controlado por um módulo eletrônico permitirá que o funcionamento do cinto de segurança seja atualizado ao longo do tempo, por meio de pacotes de atualização enviados pela internet.
Com o tempo, o sistema de segurança será capaz de lidar de maneira mais precisa com cada variável envolvendo uma colisão do veículo. O novo cinto multiadaptativo fará a sua estreia no EX60, um novo SUV médio elétrico que será lançado pela marca em 2026.
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