Atualmente, cerca de 40% das vendas da Volvo no Brasil são de carros eletrificados. No entanto, a marca quer ampliar isso e pretende chegar aos 100%. A informação foi revelada durante o lançamento do XC40 T5 R-Design plug-in hybrid.
A ação faz parte de uma estratégia global. A empresa pretende reduzir em até 40% a emissão de CO² na próxima década, e chegar a 2040 sem emitir poluentes. Entre as novidades para 2020 está o XC40 Recharge, versão 100% elétrica do SUV.
Então só teremos elétricos e outros modelos que carregam na tomada? Não exatamente. Além dessas versões plug-in ou elétrica, os demais devem usar a tecnologia chamada meio-híbrida, de 48V. Esse sistema funciona com um pequeno motor elétrico que serve como alternador, além das baterias de 48V e o inversor de corrente.
Esse tipo de conjunto auxilia o motor a combustão em determinadas situações, como quando o carro fica parado no semáforo. Ele também mantém todos os sistemas elétricos do carro em conjunto com a bateria de 12V.