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Os "wireless car chargers" - carregadores sem fio para automóveis - da marca têm mais de 40 kW de força e estão em uso na cidade de Gotemburgo. A Volvo diz que os testes devem demorar cerca de três anos e envolvem uma pequena frota do modelo elétrico XC40 Recharge usada pela companhia de táxis Cabonline. Os veículos vão circular cerca de 12 horas por dia e atingir aproximadamente 100 mil quilômetros rodados em um ano. Os testes vão mostrar se a aplicação da tecnologia em larga escala é viável.
A maioria dos usuários de carros elétricos e dos híbridos plug-in (PHEV) precisa parar o carro, sair dele, conectá-lo a um carregador e acionar o dispositivo. O sistema de carregamento sem fio agilizaria esse processo por funcionar como os criados para os smartphone: usam indução eletromagnética para transferir energia de um carregador - nesse caso, instalado na residência ou mesmo em uma rodovia - para uma unidade receptora no veículo.
No fim das contas, tudo fica simples: não há necessidade de cabos, de dispositivos compatíveis e nem de sair do veículo.
Além da Volvo, a Renault e a Hyundai também investem nessa mesma solução tecnológica. E a empresa americana WiTricity já anunciou que pretende lançar veículos elétricos com carregamento sem fio em 2023 - o dispositivo teria 11 kW de capacidade.
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