Essa é a primeira renovação sofrida pela atual geração, que foi lançada em 2017. Em relação ao design, os ajustes foram pontuais. A versão de entrada Inscription Express (que substitui a configuração Momentum) tem grade nova e para-choque com detalhes cromados. A estética é muito semelhante à empregada na versão Inscription, que custa R$ 429.950.
Já as versões R-Design (R$ 439.950) e Polestar Engineered têm estética mais invocada por conta da grade com acabamento em preto brilhante e pelas largas intervenções nos para-choques.
O modelo que registrou 3.091 emplacamentos até o acumulado de outubro, ante 1.228 do rival Audi Q5, ganhou ainda quatro novas opções de cores para a carroceria, sendo oito no total. Há também novos conjuntos de rodas, que variam entre 19 e 22 polegadas.
Já o porte do modelo foi mantido. O SUV médio tem 4,69 metros de comprimento, sendo 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas continua com 468 litros de capacidade. Nesta categoria, o XC60 briga contra BMW X3, Audi Q5 e Mercedes-Benz GLC.
Confira ofertas de Volvo XC60 no Black Feirão Webmotors!
Na parte interna, há novas opções de revestimento e materiais de acabamento. Mas as maiores novidades ficam por conta das telas digitais com tecnologias que estrearam no XC40 elétrico.
O painel de instrumentos agora tem tela digital de 12,3 polegadas e oferece informações de maneira organizada e envolvente. Já a central multimídia de nove polegadas continua vertical, mas agora é equipada com recursos nativos do Google.
Isso quer dizer que mapas, comandos de voz e loja de aplicativos da empresa de tecnologia são itens originais e próprios da central. Por outro lado, a novidade acaba por substituir o pareamento com Android Auto e Apple CarPlay. Fãs de iPhone não devem gostar da novidade.
Outro item que não deve agradar ao usuário (independentemente do modelo) é o carregador de celular por indução. É pequeno e não comporta a maioria dos smartphones atuais que estão cada vez mais elásticos.
Em contrapartida, o XC60 passa a oferecer de série itens como câmera 360, head-up display, que projeta informações no para-brisa, além de novos recursos de assistência ao condutor. O mais relevante interfere no Pilot Assist, o piloto automático adaptativo que também interfere na direção. Caso o sistema detecte que o motorista não esteja ativo, freia o carro gradativamente e aciona a central de atendimento da Volvo porque entende que o usuário precisa de algum auxílio de emergência.
Mas as novidades param por aqui. A parte mecânica, por exemplo, continua a mesma. Conforme implementado desde março deste ano, todos os cinco modelos da gama Volvo são equipados com motorização híbrida. O XC40 é o único que dispõe de opção completamente elétrica.
O conjunto híbrido desenvolve totais 407 cv de potência e 65,3 kgf.m de torque. Ele está alinhado a um câmbio automático de oito velocidades. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h cumprida em 5,3 segundos.
Já em relação à autonomia, é possível rodar por 30 quilômetros somente por meio do motor elétrico. Como o XC60 é um modelo do tipo plug-in, as baterias podem ser recarregadas via cabo em um processo que leva até três horas.
De acordo com dados do Inmetro, o consumo médio de combustível na cidade é de 20,4 km/l. Já o índice na estrada é de 20 km/l.
Itens de série de cada versão do Volvo XC60
Volvo XC60 Inscription Express (R$ 399.950)Chave presencial com partida por botão, porta-malas com acionamento elétrico, bancos frontais com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas, rodas de 19 polegadas, frenagem de emergência, faróis de LED, sensor de chuva, controle de cruzeiro, Pilot Assist, assistente de estacionamento, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, carregador de celular sem fio, central multimídia e cluster digital.
Volvo XC60 Inscription (R$ 429.950)
Além dos itens da versão anterior, traz bancos elétricos com aquecimento, ventilação e memória de posição, rodas de aro 20”, teto solar panorâmico, câmbio de cristal Orrefors, estofamento em couro napa, head-up display, câmera 360° e sensores de estacionamento frontais, laterais e traseiros.
Volvo XC60 R-Design (R$ 439.950)
Traz os itens da versão Inscription, além de rodas de 21”, retrovisores e raque de teto em preto brilhante, pedais esportivos e sistema de som da Harman Kardon.
Volvo XC60 Polestar Engineered (R$ 466.950)
Itens da versão anterior, além de volante aquecido, rodas de liga forjada de 22”, chassi da Öhlins, freios da Akebono, grade exclusiva e decoração interna esportiva com detalhes em amarelo.
Comentários