A Volkswagen apresentou, na Alemanha, o conceito ID. Aero - modelo elétrico que, muito provavelmente, dará origem a uma versão de produção que substituirá o Passat. Na semana passada mostramos aqui algumas imagens de "sketches" (desenhos) do carro, e também fotos do conceito ao lado do chefe de vendas e marketing da Volkswagen alemã, Achim Schaible. Agora, a fabricante revelou a versão final do conceito.

E o que vemos é o esperado: um sedã elegante e com linhas fluidas e levemente arredondadas, em sintonia com os modelos da linha ID que já existem - ID.4, ID.5, ID.6 e ID. Buzz (também chamada de "Kombi elétrica"). O ID. Aero seria mostrado em abril, na China, no Salão de Pequim, mas reflexos da pandemia mundial de Covid-19 fizeram a marca mudar sua programação. O ID. Aero é o primeiro sedã elétrico da VW que será vendido em vários países do mundo.
Mais do que um conceito, o ID. Aero pode ser considerado um protótipo. A diferença é que um conceito é uma espécie de " idéia inicial" de um carro e certamente ainda sofrerá muitas alterações, e um protótipo é um carro praticamente pronto para entrar em produção - embora ainda possa passar por mudanças.
As linhas arredondadas dão ao ID. Aero um baixo coeficiente aerodinâmico (Cx de 0,23), algo sempre importante em um carro elétrico. As especificações técnicas do sedã ainda são sigilosas, mas já sabemos que usa a platafotma MEB desenvolvida para modelos elétricos, tem perto de 5 m de comprimento, autonomia superior a 600 quilômetros e que seu nome definitivo deverá ser ID.7, já que será o topo da linha de carros de passeio ID.
Mas o ID. Aero/ID.7 não será o maior elétrico da VW. A marca pretende, mais adiante, ter um SUV elétrico - o ID.8 -, com o tamanho do grandão Atlas, que é convencional, com motor a combustão. O primeiro mercado a receber o sedã será o chinês, no segundo semestre de 2023. No ano seguinte, o modelo será lançado nos Estados Unidos e na Europa. O ID. Aero/ID.7 vendido na China será feito por lá mesmo, enquanto os outros serão produzidos em Emden, na Alemanha. Por enquanto não há previsão para o mercado brasileiro.



Email enviado com sucesso!