A Volkswagen fechou um acordo para importar e vender modelos da Bugatti e da Rimac nos Estados Unidos. Os supercarros das duas marcas, que agora formam uma só empresa, a Bugatti Rimac, agora devem ser distribuídos exclusivamente pela marca alemã no país.
Assinado durante a Monterey Car Week, em agosto, o acordo aguardava a aprovação de todos os figurões envolvidos para que o negócio fosse oficialmente fechado. Durante evento de anúncio, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen na América, falou em entusiasmo sobre a colaboração. Segundo o CEO, o acordo vai proporcionar "ainda mais variedade aos clientes”.
A partir de agora, o grupo VW poderá levar aos Estados Unidos modelos como Chiron, nas versões Super Sport e Super Sport 300+, que chegam aos 1.600 cv, além de outros como o Centodiece, o conversível Mistral ou o Bolide, que é dedicado às pistas.
A lista também vai incluir a chegada de modelos como o Rimac Nevera, hipercarro elétrico com quatro motores (um para cada roda), cuja potência total beira absurdos 2.000 cv.
Com esse conjunto de outro planeta, o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas 1,85 segundos e pode chegar aos 412 km/h e velocidade máxima. Mas é claro que todo esse desempenho também custa caro. Falamos de algo em torno de R$ 12 milhões, sem impostos.
O mercado americano certamente é uma oportunidade para fabricantes como a Bugatti e Rimac. Até agora, se um ricaço dos Estados Unidos quisesse um modelo das duas montadoras, teria que arcar com os custos de uma importação independente.
Fundada em 1998, a Bugatti deixou de ser controlada pela Volkswagen em 2021, quando a Rimac assumiu 55% da empresa. Com isso, a marca mudou de grupo, passando a integrar o Bugatti Rimac, e o restante ficou com a Porsche AG, que ainda é controlada pela Volks.
Desde que foi anunciada a venda, executivos da marca falam em uma redução nos custos de produção das duas marcas. Especialmente no caso da Bugatti, que projeta para os próximos anos o lançamento do seu primeiro modelo 100% elétrico.
Pouca gente conhece a fabricante de carros espotivos elétricos Rimac. A marca, cujo nome se pronuncia "rimats", foi fundada em 2009 por Mate Rimac e sua sede fica em Sveta Nedelja, perto de Zagreb, na Croácia.
Com cerca de 1.500 empregados, a marca já produziu alguns ,modelos impressionates. Caso do Concept One, que foi lançado no Salão de Frankfurt de 2011 e, em sua época, foi o carro elétrico de produção seriada mais rápido do mundo.