VW Virtus conversível foi criado em seis semanas

Modelo que recebeu visita presidencial tem motor 250 STI 1.4, tanque reduzido e assoalho alongado, entre outras mudanças

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW Virtus conversível foi criado em seis semanas
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O VW Virtus foi o carro escolhido pela Volkswagen para dar vida ao quinto conversível modificado exclusivamente para visitas presidenciais. Produzido para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o modelo tem uma série de detalhes curiosos.

Virtus Conversível F2
A versão especial teve o assoalho alongado para que ocupantes do banco traseiro pudessem ter mais conforto
Crédito: Divulgação
toggle button

VW Virtus conversível foi criado em seis semanas

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Um desses elementos é a barra transversal que conecta as colunas "B". A peça foi colocada ali para que os ocupantes, quando em pé, pudessem se segurar. Como aconteceu em alguns momentos da visita do presidente à fábrica, na última semana.

A versão que serve como base para o conversível tem motor turbo TSI 250 1.4 de 150 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

VW Virtus conversível tem assoalho alongado

O assoalho na segunda fileira também foi alongado para dar mais espaço para os pés e joelhos desses passageiros. A melhora ali foi possível graças a uma redução no tamanho do tanque de combustível.

Com isso, os bancos também foram recuados e sofreram mudanças no design. A medida, segundo a Volkswagen, garante mais conforto para quem vai na segunda fileira.

O Virtus modificado também tem novas peças de acabamento, como a peça plástica que cobre todo o recorte superior do para-brisa e a coluna "C", na área entre o porta-malas e o banco traseiro.

Uma barra foi instalada ligando as duas colunas "B" para que ocupantes pudessem se apoiar
Crédito: Divulgação
toggle button

Tempo curto

Segundo a Volkswagen, as modificações foram feitas ao longo de seis semanas por cerca de 30 profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade.

"Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

O modelo é o quinto de uma série de carros modificados pela Volkswagen para visitas presidenciais
Crédito: Divulgação
toggle button

Versão base

A versão que serviu como base para o Virtus conversível é uma mescla das configurações Highline e a Exclusive. Pintado na cor Azul Biscay, o carro usa o motor 250 TSI 1.4 turbo, de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, casado com uma transmissão automática de seis marchas.

Durante a visita do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, a Volkswagen anunciou um investimento de R$ 9 bilhões na fábrica de Anchieta, de onde deve sair o futuro novo Gol.

O processo de fabricação do showcar levou apenas seis semanas e foi feito por uma equipe de cerca de 30 pessoas
Crédito: Divulgação
toggle button

Após a visita das autoridades, a versão conversível do Virtus seguiu o destino das outras quatro modificações feitas na história, como o Polo conversível, usado na visita também de Lula, em 2003: o museu da marca, na fábrica de Anchieta.

VÍDEO RELACIONADO

 

Comentários
Wid badge