Webmotors agora tem IA para negociações online

Tecnologia garante respostas instantâneas e personalizadas aos clientes interessados e multiplica o engajamento por oito

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Webmotors agora tem IA para negociações online
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Webmotors acaba de inovar mais uma vez a jornada de compra e venda de veículos no Brasil: o maior ecossistema automotivo do país implementou Inteligência Artificial (IA) no processo de negociação e, com isso, vai tornar superior a experiência do cliente.

Em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, a empresa desenvolveu uma solução que oferece respostas instantâneas e personalizadas a clientes que entram em contato via WhatsApp com lojas e concessionárias para obter informações.

Concessionária De Automóveis
A concessionária de automóveis que atende por Whatsapp agora pode usar a IA da Webmotors
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como funciona a IA da Webmotors

A tecnologia, já disponível em cerca de 1.800 concessionárias e lojas de veículos espalhados pelo Brasil, é responsável por multiplicar por oito o engajamento nas negociações.

A solução, alinhada às melhores práticas de desenvolvimento de aplicações modernas, fez uso de uma estratégia de desenvolvimento Cloud Native, com serviços Serverless e Amazon Bedrock.

Com IA generativa, a tecnologia oferece respostas instantâneas e personalizadas para as principais dúvidas dos clientes, como ano de fabricação do veículo, quilometragem, itens adicionais, condições de financiamento e detalhes da loja, entre outras.

Com as dúvidas sanadas e a negociação em estágio avançado, o vendedor pode "entrar em campo" para direcionar o cliente à loja física e, enfim, concretizar o negócio e efetuar a negociação.

Para Daniel Polistchuck, Chief Technology Officer (CTO) da Webmotors, a tecnologia revoluciona a jornada do comprador e do vendedor de veículos.

"Em nossas pesquisas, identificamos que o interesse do cliente diminui em 35% caso a resposta para sua dúvida leve quatro horas para ser respondida. Em 24 horas, cai para 52%. Sendo assim, nossa solução melhora a experiência ao oferecer respostas no momento que ele precisa - e para o vendedor, que recebe a negociação avançada e tem seu tempo otimizado para fechar negócio", explica o executivo.

Webmotors usa IA desde 2023

Como parte de sua estratégia de oferecer um ecossistema completo para a compra, venda e uso de automóveis e manter sua liderança no mercado brasileiro, a Webmotors está sempre em busca de tecnologias e inovações para manter a competitividade do seu negócio, como a Inteligência Artificial.

Em 2023, por exemplo, a empresa lançou o Webmotors Serviços, solução que tem auxílio de IA para ajudar os usuários a simplificar e agilizar o processo de manutenção do veículo.

Com a tecnologia, o usuário pode, por exemplo, solicitar orçamentos de reparo para danos leves e médios no carro com apenas uma foto, que pode ser clicada pelo motorista no próprio momento e no local da ocorrência.

O reconhecimento do arranhão no carro é feito pela IA em até sete segundos e, instantaneamente, o sistema fornece uma estimativa de valores, além de indicar a oficina mais próxima.

Webmotors Serviços

Comentários