A jornalista Silvia Garcia, apresentadora da Webmotors TV no YouTube, foi uma das participantes do painel promovido pela Webmotors nesta quinta-feira (11) para discutir os desafios que as mulheres enfrentam em posições de liderança e protagonismo no mercado de trabalho.
O evento também contou com a participação das executivas Amanda Graciano (especialista em Inovação da LinkedIn Top Voice), Monica Carvalho (diretora de Negócios do Google) e Viviane Martins (CEO da consultoria Falconi).
Durante a conversa foram discutidos diversos temas relacionados às adversidades que as mulheres lidam diariamente em segmentos predominados por homens. Cada uma das participantes relatou suas experiências no enfrentamento a essa visão masculina em seus setores.
Garcia, jornalista com ampla experiência como apresentadora e repórter em jornais e programas televisivos, contou que até hoje sofre algum tipo de discriminação por ser mulher.
“O esporte foi o primeiro universo masculino em que trabalhei nos meus 27 anos de carreira. Nos tempos em que atuei na cobertura de futebol, tive de aprender a lidar tanto com o modo como alguns colegas me tratavam quanto com os xingamentos e líquidos desconhecidos que torcedores atiravam das arquibancadas.”
“Sou julgada o tempo todo. Seja pela minha aparência ou pelas informações que divulgo sobre os carros. Sempre tem um homem querendo me corrigir. É uma loucura o que vejo nos comentários”, disse a jornalista.
Garcia destacou que o meio automotivo ainda não está acostumado com a presença feminina. A jornalista aponta que a indústria ainda é voltada para o público masculino. “ A métrica (dos instrumentos) dos carros é feita na média dos homens. Poucas marcas pensam em soluções voltadas às mulheres.”