Xiaomi SU7: mais da metade dos pedidos cancelados

Falta de capacidade produtiva e demora na entrega levaram cerca de 55% dos clientes que fizeram a reserva a desistir

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André Deliberato
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Você viu há algumas semanas aqui no WM1 que o Xiaomi SU7, sedã elétrico revelado neste primeiro semestre, rival do Tesla Model 3, teve quase 100 mil pedidos em um único dia.

Furor, espetáculo, sucesso absoluto! Só que não. A história não é bem essa: de acordo com alguns sites especializados chineses, aproximadamente 55% dessas vendas foram canceladas.

Por dois grandes motivos, entre outros: falta de capacidade produtiva e, consequentemente, demora na entrega. A inédita fábrica feita pela Xiaomi em parceria com a Baic, em Pequim, tem feito uma média de 300 carros/dia. Atualmente, ainda sobram 40 mil pedidos (já sem considerar os cancelados).

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Faça as contas. Nesse ritmo, tem entrega prevista para demorar quase 32 semanas, ou praticamente sete meses. É quase como comprar um carro com o prazo de entrega de uma gravidez.

Xiaomi Su7 3
O Xiaomi SU7 explodiu, mas a marca ainda não consegue entregar o sedã em grande escala
Crédito: Divulgação
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Ué, cadê meu Xiaomi SU7?

Mas a fábrica não seria capaz de construir 150 mil carros na "primeira fase" e 300 mil na "segunda"? De acordo com os executivos da empresa, reforçados por declarações do presidente Lei Jun, sim.

Mas problemas logísticos atrapalharam a produção, que segundo fontes declaradas aos portais de notícia chineses, hoje opera na média citada acima (de 300 carros por dia).

Para atender aos então quase 90 mil pedidos, seria necessário que a fábrica atingisse rapidamente a capacidade máxima de produção, algo que parece ainda longe de acontecer.

E mesmo podendo fabricar 300 mil carros por ano, isso significaria aproximadamente 25 mil por mês - ou seja, a fila de espera ainda poderia levar quatro meses.

Ok, ok, sabemos que uma novidade como essa é atrativa e que o carro, de fato, deve fazer sucesso à medida que começar a ser vendido e espalhado pelo mundo.

O SU7 custa 215.900 yuans, o equivalente a US$ 29.900 (cerca de R$ 151.400). Na China, o rival Tesla Model 3 custa 245.900 yuans (US$ 34.600, ou R$ 175.200) na versão básica. É, de fato, mais vantajoso.

Mas, ao mesmo tempo em que as vendas começam, outros problemas surgem, como esse vídeo em que uma unidade do modelo "se perde" bem no meio de uma avenida. Nas redes sociais e em fóruns, muitas pessoas citam que esse carro tinha defeito na suspensão, o que o fez ficar rebaixado.

Terceiro motivo da queda do Xiaomi SU7

Há mais um ponto que joga contra o sedã: a Xiaomi já avisou os fãs e seguidores que vai lançar outro modelo em breve - e, desta vez, o modelo será um SUV.

A previsão é de que este utilitário, também 100% elétrico e feito sobre a mesma plataforma do sedã SU7, seja lançado no segundo semestre.

Segundo os colegas jornalistas do Portal Car News China, a ideia de anunciar a chegada de um novo modelo justamente no evento de lançamento do sedã não foi tão bem pensada.

Xiaomi Su7 Apresentação Global
O SU7 é o primeiro de vários modelos que a marca que também faz celular quer começar a emplacar
Crédito: Divulgação
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