Yaris Cross: híbrido flex é vantagem competitiva

Com 111 cv de potência combinada, modelo tem desempenho comportado, mas compensa no baixo consumo de combustível

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Yaris Cross: híbrido flex é vantagem competitiva
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O SUV compacto da Toyota completa a gama de produtos da marca no Brasil e preenche o vácuo deixado pelos hatch e sedã Yaris que saíram de linha sem obter muito sucesso (mas que continuam sendo exportados para América do Sul). O Yaris Cross sofreu atraso de cerca de quatro meses em razão do quase furacão que praticamente destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP).

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Este desastre natural chegou a afetar a posição de mercado da marca. Contudo, o novo SUV chega com credenciais para impulsionar a Toyota no segmento de preço mais baixo, em que não participava. Um dos seus trunfos são as dimensões (mm), bem próximas às do modelo maior Corolla Cross: 4,31 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,6 metro de altura.

    O aguardado Toyota Yaris Cross fez sua estreia para o grande público no Salão do Automóvel de São Paulo
    Toyota Yaris Cross tem uma opção híbrida plena, cuja motorização entrega 11 cv de potência combinada
    Crédito: André Deliberato/WM1
    toggle button

    O porta-mals leva 400 litros, ou 391 litros na versão híbrida. Assim, o Yaris Cross tem apenas 2 cm a menos de entre-eixos que o SUV maior. A diferença na largura um pouco maior (5,5 cm) é sentida apenas com três passageiros no banco traseiro.

    Veja também

      O motor flex de aspiração natural tem 110 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina ou 122 cv e 15,3 kgfm com etanol. No caso do híbrido pleno flex (primeiro SUV compacto no mercado com esta motorização), são 91 cv e 12,3 kgfm com gasolina ou etanol, e 80 cv e 14,4 kgfm. Potência combinada de 111 cv (torque combinado não pode ser medido).

      Segundo o Inmetro, o Yaris Cross pode fazer até 17,9 km/litro na cidade e 15,3 km/l na estrada
      Crédito: André Deliberato/WM1
      toggle button

      Por estes parâmetros, o híbrido flex deverá apresentar desempenho um pouco menor do que o flex convencional, que tem 11 cv a mais. Todavia, a diferença de apenas 1 segundo na aceleração de zero a 100 km/h (na ficha técnica oficial) quase não será sentida.

      A maior vantagem surge na economia de combustível declarada (padrão Inmetro), em especial no ciclo urbano: híbrido flex, 30% (G); em estrada, 6,5% (G). Se usar etanol, ganho de 33% (urbano) e 4,7% (estrada). O Yaris Cross tem escala de preços mantida, apesar do atraso: R$ 149.990 (táxi e PCD) a R$ 189.990.

      Veja também

        Comentários