500 dias até o 500

E você pode participar na finalização do novo Fiat 500
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. 500 dias até o 500
Karina Autopress
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Fiat italiana está preparando um projeto de lançamento de um novo carro de forma inédita: convidando o público, tanto leigo como técnico, a terminar o desenvolvimento do novo modelo 500, que acontecerá 500 dias após 3 de maio deste ano – 14 de setembro de 2007.

A Fiat promete que o novo 500 será o carro-símbolo de 2007, assim como o primeiro 500, o Topolino, o foi para o ano de 1936 - e para isso está planejando uma operação internacional a que deu o nome de “O 500 quer você”. Diz a montadora: “É um projeto revolucionário que usa a Internet, a partir da qual se estenderá a outros meios de comunicação com um só objetivo: envolver o público no planejamento e na evolução do mais popular carro pequeno da Itália”.

O projeto de lançamento do novo 500 será, na realidade, um imenso laboratório online, onde os navegadores descobrirão o conceito estilístico do carro, expressarão suas preferências, proporão idéias e contribuirão, pela primeira vez na história automotiva, de forma ativa e coletiva, na criação de um carro.

Com isso, o “O 500 quer você” evolverá para a 500ologia, a maior enciclopédia online de estórias, fotos e desenhos dedicada ao 500, escrita em conjunto com o público. Os visitantes poderão entrar no “Laboratório de Configuração” para brincar com e modelar o carro conceito, e registrar suas idéias. Paralelamente, haverá um espaço dedicado a atividades para designers, inclusive uma competição organizada com a Designboom, uma revista independente da web, dedicada ao mundo do design; e uma oportunidade de criar e customizar a página do site especialmente para a comunidade de designers.

Como muitas coisas na Internet, o site www.fiat500.com é um caso de trabalho em progresso, dando boas-vindas a novos conteúdos, atividades e iniciativas – um plano que prevê várias melhorias durante os 500 dias que precedem o lançamento do novo carro. O 500 quer você é um filosofia inovadora, empregada para a concepção de um novo produto, que envolve designers, pessoas criativas e, acima de tudo, futuros usuários.

Luca de Meo, gerente comercial e de marca da Fiat, diz: “Pela primeira vez na história de nossa companhia, e talvez de toda a indústria automotiva, um carro será criado com o público e para o público.”

Claro que não é exatamente isso: do ponto de vista de engenharia, o novo 500 já tem seus pontos “duros” definidos e está basicamente pronto para manufatura - mas vários de seus pontos “moles” ainda podem ser modificados e a provável enorme quantidade de idéias vindas do público, do mundo todo, poderá significar um banco de dados enciclopédico para seu pessoal de engenharia, design e vendas.

Uma idéia espetacular, que poderá gerar uma nova “onda” na indústria.
_______________________________
E-mail: Comente esta coluna
________________________________
José Luiz Vieira é engenheiro automobilístico e jornalista, diretor de redação da revista Carga & Transporte e do site TechTalk www.techtalk.com.br, sócio-proprietário da empresa JLV Consultoria e um dos mais respeitados jornalistas especializados em automóveis do Brasil. Trabalhou como piloto de testes em várias fábricas e foi diretor de redação da revista Motor3. E-mail: joseluiz@jlvconsultoria.com.br

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors