Toyota e Suzuki fazem acordo por carros autônomos

Marcas japonesas selam acordo para fomentar colaboração no segmento de direção autônoma, mas sem deixarem de ser rivais

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Toyota e Suzuki fazem acordo por carros autônomos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota e a Suzuki anunciaram nesta quarta-feira (28) um acordo de aliança de capital para fomentar a colaboração das empresas em novos segmentos, incluindo o de direção autônoma.

De acordo com o comunicado, as empresas começaram a conversar sobre a parceria em outubro de 2016 - até que, em março deste ano, decidiram se dedicar juntas no desenvolvimento de novos produtos, unindo a força da Toyota em tecnologias de eletrificação à tecnologia de compactos da Suzuki.

A ideia principal é investir em um segmento até então pouco explorado pelos dois lados: o de carros autônomos, embora ainda não exista uma data oficial para que os primeiros produtos frutos desta parceria comecem a surgir.

Segundo a Toyota, as duas empresas querem alcançar um crescimento sustentável, superando os atuais desafios globais da indústria automotiva, "construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos", mas sem deixarem de ser concorrentes.

Detalhes

Para desenvolver e promover a parceria, as marcas planejam adquirir as ações umas das outras - a Toyota planeja adquirir 24 milhões de ações ordinárias da Suzuki (4,94% do total de ações emitidas pela marca), enquanto esta planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes (cerca de US$ 452 milhões).

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors