Ajuste Preventivo, o culpado pela crise

Tiro no pé: as vítimas são os próprios fomentadores da crise
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Ajuste Preventivo, o culpado pela crise
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eu descobri quem é o grande culpado pela crise. Ele se chama Ajuste Preventivo.

O sujeito ouve, lê e vê o dia todo que a crise está aí, que está todo mundo demitindo, que o desemprego aumenta. O assunto na mídia se repete à exaustão.

O cidadão, mesmo não tendo perdido o emprego e nem sentido na pele os efeitos das turbulências econômicas, fica assustado. Prefere adiar a compra, com medo de investir e perder dinheiro ou de repente perder o emprego e não tem nenhuma reserva para se manter

O empresário, mesmo não tendo o faturamento reduzido, faz um “acerto” na empresa, tira uma gordura aqui, outra ali, diminui um pouco a produção. Esse é o Ajuste Preventivo. No palavreado popular, “cortar o mal pela raiz”.

Mas no caso do mercado isso pode ser um tiro no pé. As vítimas são os próprios fomentadores da crise.

No mercado de carros isso é notório: a prevenção foi tanta que já está faltando alguns modelos no mercado. Nas concessionárias Ford não se encontra o Ka para pronta entrega. Só para 45 dias. A Ford admite que fez uma leitura pessimista do cenário econômico e ampliou as férias coletivas dos seus funcionários. Agora vai ajustar a linha e tentar recuperar a produção, aumentando de 4,5 mil para seis mil unidades mensais em São Bernardo do Campo.

Esse pessimismo, essa visão negativa, é que acaba aumentando o problema e fazendo da marolinha um tsunami.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors