Aplicativo valida CNH e CRLV do Brasil no exterior

Carteira de motorista e documento do veículo são checados por meio de leitura do QR Code

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Aplicativo valida CNH e CRLV do Brasil no exterior
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um app desenvolvido pelo Serviço Federal De Processamento de Dados (Serpro) promete aumentar a segurança ao brasileiros que transitam de carro pelos países da América do Sul. O aplicativo Vio, desenvolvido pelo órgão, verifica a autenticidade da CNH e do CRLV emitidos no Brasil e está disponível na Apple Store e no Google Play dos países do continente - com exceção das Guianas e do Suriname.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre Denatran, Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul.

QR Code é o instrumento para verificar a autenticidade da CNH-e por meio do aplicativo Lince, usado pelos agentes de trânsito e que qualquer um pode baixar
icon photo
Legenda: QR Code é o instrumento para verificar a autenticidade da CNH-e por meio do aplicativo Vio
Crédito: Divulgação

O principal benefício dessa novidade é que, agora, os órgãos de fiscalização de todos os países do Mercosul passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos registros de trânsito dos brasileiros.

O aplicativo Vio verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos, quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV.

App

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Já os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais.

Comentários