Avanço tecnológico deveria ser de série

O carro que a gente vê no dia a dia está longe de proteger ocupantes com tanta presteza
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Avanço tecnológico deveria ser de série
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Dos três fatores que determinam os acidentes no trânsito – o homem, a máquina e o meio – o motorista é o maior responsável pelas absurdas estatísticas de acidentes e mortes. Por inabilidade ou irresponsabilidade.

Mas as boas condições das vias e os sistemas de segurança nos automóveis podem ajudar muito a minimizar os erros e a imprudência do motorista.

A indústria está muito avançada em relação à segurança. Alguns carros contam com equipamentos sofisticados, como faróis cujos fachos de luz acompanham as curvas, controlador de distância do carro que vai à frente, alerta quando o carro troca de faixa.

Mas isso acontece em alguns carros: sedãs e utilitários esportivos de luxo, carros que custam 300, 400, 500 mil Reais.

O carro real, que a gente vê no dia a dia nas ruas, esses estão longe de proteger os ocupantes com tanta presteza.

É compreensível que um carro de R$ 40 mil, R$ 50 mil não tenha equipamentos sofisticados, mas tem que ter um mínimo de segurança.

O freio ABS será obrigatório a partir de 2010. E tem outras coisas que deveriam ser obrigatórias. Por exemplo, o vidro laminado: a lei obriga o uso do vidro laminado só no parabrisa. Mas ele deveria estar no carro inteiro. A Saint Globan, que fabrica o vidro, diz que várias montadoras deverão colocar esse vidro que não estilhaça também nas laterais dos carros, mas por enquanto só a Fiat usa: e apenas em alguns modelos.

Outra coisa: o encosto de cabeça no banco traseiro do meio, o cinto de três pontos para os passageiros de trás e a terceira luz de freio, o break ligth.

São conquistas tecnológicas que o consumidor comum ainda não tem direito. O aperfeiçoamento do carro deveria ser um processo natural e sem custos adicionais para o consumidor. Como acontece com outros produtos, como um computador, que é cada vez mais avançado e mais barato.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors