Carros podem rodar sem placa? Entenda

Entenda quando é permitido andar com o veículo 0 km sem a identificação. Medida vale também para casos de furto e quebra

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Carros podem rodar sem placa? Entenda
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com as medidas de contenção social impostas pelo novo coronavírus, os carros 0 km podem rodar sem placa. A medida segue deliberação do Contran, que prevê a interrupção nos serviços do Sistema Nacional de Trânsito, e atinge também os emplacamentos.

Contudo, carros novos podem rodar sem placa desde que o motorista esteja com a nota fiscal de compra do veículo. "A Deliberação 185 interrompeu, até quando perdurarem as medidas de isolamento, o prazo de 30 dias para que o veículo novo possa circular sem placa, somente com a nota fiscal", informa nota do Denatran.

E se a placa quebrar ou sumir?

Quanto a casos de furto, quebra, perda ou clonagem da placa, o Denatran diz que não há resolução específica para esses casos. Mas que o motorista deve andar com o registro de ocorrência. "O proprietário do veículo deve registrar a ocorrência junto à autoridade policial e portar consigo o boletim de ocorrência".

A orientação atende a Deliberação 185 do Contran. O texto também acabou por prorrogar os prazos de vencimento da CNH.

O documento do órgão dispõe sobre a "ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito."

 

Comentários