Citroën cresce 39% e Ford perde participação

A Fiat se consolida na liderança, mas cresce abaixo da média. A Volks é a grande que mais cresce este ano
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Citroën cresce 39% e Ford perde participação
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Num ano em que o setor automobilístico cresce acima das expectativas, nem todas as montadoras estão acompanhando o mercado. Com um crescimento bem abaixo da média no setor de carros e comerciais leves e com expressiva queda na venda de caminhões, a Ford, que vinha em ritmo de crescimento desde 2001, está perdendo participação e é a marca com o pior desempenho entre as principais montadoras. Só está na frente da Mitsubishi e da Mercedes Benz, que amargam queda de vendas no ano veja relação. Entre as montadoras que cresceram acima da média do mercado este ano o destaque é a Citroën, que apresenta um volume de vendas 39,02% maior do que no ano passado.

Depois de fechar 2005 com 12,38% do mercado, o melhor resultado desde 1998 12,74%, a Ford teve um péssimo desempenho nos oito primeiros meses do ano. A participação caiu para 12,14%, perda de quase um ponto percentual em relação ao fechamento de 2005. Enquanto o mercado cresceu 10,5%, a Ford teve um aumento de vendas de apenas 0,93%. Cresceu apenas 1,6% no segmento de carros de passeio, 3,2% nos comerciais leves e no setor de caminhões a empresa teve uma retração de 12,84% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com 39% de crescimento, quase quatro vezes mais do que a média do mercado, a Citroën foi a marca com o melhor desempenho este ano e bem distantes das demais. A Peugeot, segunda empresa com maior crescimento nos oito primeiros meses de 2006, vendeu 17,5% a mais que no mesmo período de 2005. A seguir vem a Volkswagen, que teve o melhor desempenho entre as grandes. A Volks cresceu 14,73% e ficou bem acima da média, assim como as duas japonesas Honda e Toyota e a GM, que apresentaram aumento de venda na faixa dos 14%.

A Fiat, cada vez mais sólida na liderança, não conseguiu, por outro lado, crescer no mesmo nível do mercado. A marca italiana vendeu 10,03% a mais em 2006, índice ligeiramente menor que a média 10,5%.




Evolução das vendas – janeiro a agosto de 2006:

Montadora - Variação %
Citroën - 39,02
Peugeot - 17,47
Volkswagen - 14,73
Toyota - 14,56
Honda - 14,42
GM - 14,40
Média do mercado - 10,50
Fiat - 10,03
Renault - 4,84
Ford - 0,93
Mitsubishi - -3,53
Mercedes-Benz - -6,92


_______________________________

Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!

E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors